Cícero Lucena diz que vai lutar para garantir melhor divisão de recursos para estados e municípios



Ex-governador da Paraíba, ex-prefeito de João Pessoa e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, o senador recém-eleito Cícero Lucena (PSDB-PB) afirma que traz para o Senado a experiência de quem já ocupou vários cargos do Poder Executivo. Dessa forma, o senador eleito pela Paraíba, com 803.600 votos - 48,25 % dos votos válidos do estado -, afirma que vai usar toda a sua bagagem política para enfrentar as dificuldades por que passam estados e municípios na busca por recursos públicos, principalmente para as áreas de Educação e Saúde.

Primo do ex-presidente do Senado Humberto Lucena, o novo parlamentar avalia que atualmente há uma política que concentra nas mãos do governo federal as decisões sobre distribuição de recursos para estados e municípios. Com o objetivo de reduzir esse processo, Cícero Lucena pretende também, no Senado, participar das discussões em torno das reformas tributárias, bem como acompanhar e apresentar projetos de lei que contribuam para melhorar a divisão de recursos para as cidades brasileiras.

- Eu conheço as dificuldades existentes para que cheguem recursos públicos para garantir a merenda escolar e o transporte dos estudantes. Também sei que há uma necessidade de ampliação dos cursos técnicos profissionalizantes nas universidades. Conheço essa realidade e, por isso, quero aprofundar o debate sobre esses assuntos e apresentar novos projetos que atendam às necessidades das nossas cidades - afirmou Cícero Lucena.

A renovação de grande parte dos congressistas nas urnas eleitorais faz parte do processo democrático, na opinião do senador eleito. No entanto, especificamente com relação às eleições deste ano, Cícero Lucena disse - referindo-se às denúncias de corrupção que vêm sendo divulgadas - que a nova força política que está nascendo, introduzindo novos nomes no cenário legislativo, também se deve "às circunstâncias vividas nos últimos tempos no Brasil".

Ao ser questionado sobre reforma política, o senador eleito afirmou ser um defensor do fim da reeleição para cargos do Executivo. Embora reconheça que já tenha sido beneficiado por esse instituto, quando foi eleito para um segundo mandato consecutivo como prefeito de João Pessoa em 2000, Cícero considera que "o aprimoramento democrático leva ao encerramento do processo de reeleição".

17/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena pede ao governo que use MP para garantir receita de municípios

Cícero Lucena protesta contra arrocho de estados e municípios

Cícero Lucena diz que propostas para o pré-sal ignoraram os municípios

Cícero Lucena pede ajuda para estados do Nordeste afetados pelas cheias

Cícero Lucena condena 'má vontade' do governo no aumento de recursos para a saúde

Cícero Lucena cobra recursos para a Associação de Assistência à Criança Deficiente