Cícero Lucena exalta honestidade e sensibilidade social de Ronaldo Cunha Lima
Durante sessão de homenagem nesta segunda-feira (18), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) classificou Ronaldo Cunha Lima, que completaria 77 anos na data, como a maior liderança política da História da Paraíba. Segundo o senador, Ronaldo, morto no ano passado, está cada vez mais presente pelo exemplo de sua vida.
Para Cícero, que fez uma extensa recordação das homenagens do povo a Ronaldo Cunha Lima, sua carreira constitui uma lição permanente aos homens públicos.
- Ser temido não significa ser amado; impor o medo não significa granjear respeito. Mais ainda, aprendemos com a sua vida o que a sua morte ratificou e consagrou: para ser respeitado, ninguém precisa ser distante -- afirmou o senador.
Cícero lembrou de sua primeira experiência na vida pública, em 1990, como candidato a vice-governador da Paraíba na chapa de Ronaldo Cunha Lima, e da dificuldade para conseguir apoio a uma campanha "sob o signo da mudança". Na ocasião, conforme lembrou, um prefeito que apoiava Ronaldo recusou espaço no palanque para um amigo "sem votos, sem nome, sem recursos" do candidato.
- Contra a opinião da assessoria e de toda a campanha, Ronaldo agradeceu o apoio, mas retirou-se do palanque e foi para a casa do amigo, de onde viu o prefeito mandar rasgar todos os cartazes colados apenas horas antes.
Os anos de Ronaldo no governo da Paraíba (1991-1994), segundo Cícero, foram marcantes para a administração pública: ele teria se recusado a demitir servidores públicos por considerar que "demitir em época de crise é aumentar a própria crise".
Cícero Lucena assinalou, ainda, que Ronaldo Cunha Lima não enriqueceu nos muitos cargos eletivos que ocupou, e, nas homenagens póstumas que comoveram toda a Paraíba, o ex-governador "colheu em gratidão o que plantara com generosidade":
- O patrimônio maior de Ronaldo continuou único e intransferível: a honorabilidade pessoal que até os próprios adversários sempre reconheceram e respeitaram a sensibilidade social, que o fez certamente único - concluiu.
19/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena solidariza-se com Ronaldo Cunha Lima
Cícero Lucena presta homenagem a Ronaldo Cunha Lima
Cícero Lucena enaltece Ronaldo Cunha Lima, que renunciou ao mandato para responder no STF
RONALDO CUNHA LIMA SE EMOCIONA AO FALAR DE LUCENA
Em nota lida por Cícero Lucena, Cunha Lima se diz vítima de injustiça
RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL