RONALDO CUNHA LIMA SE EMOCIONA AO FALAR DE LUCENA



Para homenagear o senador Humberto Lucena (PMDB-PB), falecido ontem (dia 13), seus colegas de bancada e de partido, senadores Ronaldo Cunha Lima e Ney Suassuna, apresentaram requerimento prontamente aprovado em plenário,propondo a realização de uma sessão especial, em data a ser marcada posteriormente,além do envio de condolências à família e representação do Senado nos funerais, a serem realizados na próxima quinta-feira (dia 16), em João Pessoa.

-Lucena, por seus 40 anos de vida pública, serve de referencial para os políticos de todo o Brasil. Injustiçado e mal-interpretado como tantos outros, ele soube dar um exemplo de paciência e resignação, bem como de fortaleza interior, quando teve seu registro eleitoral cassado, nas eleições de 1994, sob a acusação de ter distribuído calendários no ano anterior, o que feria a legislação eleitoral - ressaltou.

E prosseguiu: "Embora conhecedor da existência de montões de calendários - de muitos outros senadores e de todos os partidos - Lucena suportou sozinho a carga injusta, sem jamais acusar ninguém, nem questionar porque somente ele estava sendo punido. Mas, diante da votação consagradora que lhe deu o povo da Paraíba, as acusações acabaram caindo por terra".

Ronaldo Cunha Lima se emocionou ao lembrar que, naquela eleição, coube a ele fazer a campanha por Lucena, obrigado a vir até Brasília para defender sua candidatura. "Falava à população que, se não votasse em Lucena, também não deveria votar em mim. O slogan da campanha era "No dia 3 vote nos 3"-Antonio Martiz para governador, Lucena e Ronaldo Cunha Lima para o Senado. E fomos eleitos três", destacou.

O senador paraibano fez questão de ressaltar que, depois de 40 anos de vida pública, Lucena morreu pobre. "Ele deixa para sua família muita honra e uma biografia nobre. Como herança material, deixa um apartamento modesto, em João Pessoa, e mais não tem. Ele foi um homem ímpar, exemplo de caráter e comportamento do homem público. Presidiu, por duas vezes, o Congresso Nacional em função de sua forma especial de conquistar e manter amigos".

Para Ronaldo, havia mais do que companheirismo de partido e de estado natal entre ele e Lucena. " Havia uma força simbiótica que nos conduzia a ambos. Para mim, ele representou um exemplo de homem probo, leal. Comigo teve gestos paternais e de grandezade sua alma bela", emocionou-se. "Agora vou me calar para não mostrar mais a minha dor, mas guardarei minhas últimas lembranças para revelar durante a sessão solene que realizaremos, possivelmente, na próxima semana", acentuou.



14/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena solidariza-se com Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena presta homenagem a Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena exalta honestidade e sensibilidade social de Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena enaltece Ronaldo Cunha Lima, que renunciou ao mandato para responder no STF

RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL

RONALDO CUNHA LIMA ENCERRA SEMINÁRIO