Cícero Lucena pede mais atenção dos governantes para a saúde da mulher
Ao homenagear as brasileiras neste 8 de março - Dia Internacional da Mulher -, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) pediu mais atenção e mais empenho dos governantes brasileiros para a área de saúde da mulher. Ele prestou homenagem especialmente às paraibanas, lembrando a música "Paraíba", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Na opinião do senador, a letra dessa música imortalizou "a garra, a força, o destemor e a determinação" das mulheres de seu estado.
Apesar dos avanços conquistados pelas mulheres nas últimas décadas, afirmou o senador, elas ainda enfrentam inúmeras dificuldades. Ele citou como exemplo a necessidade de melhoria dos serviços de saúde pública voltados especificamente para o público feminino.
- O governo federal parece utilizar uma venda para não enxergar a latente deficiência do atendimento de saúde no Brasil, em especial para com as mulheres desta nação - disse Cícero Lucena, ponderando que os governos estaduais e municipais também têm sua parcela de responsabilidade quanto ao estado da saúde pública brasileira.
De acordo com o senador, a "falta de compromisso" dos governantes com a saúde pública pode ser constatada pela frequente falta de medicamentos, a inexistência de atendimentos especializados como a mamografia na maioria dos hospitais e falta de atendimento pré-natal.
- É o momento de debater, de refletir, pois é chegada a hora do fim da exclusão e da falta de compromisso dos entes públicos com a saúde da mulher - pediu.
Cícero Lucena também lamentou o fechamento da Maternidade Santa Maria, no bairro Mangabeira em João Pessoa (PB), o que prejudicou a população local.
08/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena quer mais atenção do governo federal para seca na Paraíba
Cícero Lucena pede atenção do governo à seca na Paraíba
BENEDITA PEDE MAIS ATENÇÃO PARA SAÚDE DA MULHER
Jayme Campos pede mais atenção dos governantes para doentes renais crônicos
Cícero Lucena pede apoio à vinculação de 18% da receita da União à saúde
Cícero Lucena pede mais fiscalização contra fraudes em suplementos alimentares