Cícero Lucena ressalta a importância do atendimento inicial aos doentes



Ao discursar durante a sessão plenária desta sexta-feira (5), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) salientou a importância da universalização dos sistemas de saúde, para possibilitar o atendimento inicial e efetivo aos doentes, antes que a doença se agrave. Para ele, o Programa Saúde da Família, criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, representou justamente isso: uma porta de entrada ao tratamento de saúde, acessível a todos.

Cícero Lucena, que foi prefeito de João Pessoa (PB) a partir de 1997, afirmou que não havia uma única equipe de saúde da família na cidade, quando ele assumiu.

- Fico satisfeito ao dizer que, quando deixei o cargo, havia 180 equipes, com um sistema totalmente informatizado e atingindo o público alvo, ou seja, todos aqueles que não possuíam Plano de Saúde. Também providenciamos um dentista para cada equipe - afirmou.

Segundo Cícero Lucena, as equipes enviavam dados sobre prontuário, consultas e medicamentos das pessoas, para serem armazenados na Secretaria de Saúde Estadual. Esse sistema era particularmente útil para controlar os estoques de remédios de uso contínuo, de acordo com o número de doentes, explicou.

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) lamentou que não haja preocupação com o atendimento inicial do doente porque, se fosse melhor e mais completo no primeiro instante, o doente não precisaria, mas tarde, de cuidados mais especializados e caros. Para ele, seria muito bom acabar com o turismo dos doentes das pequenas localidades para as cidades-polo, porque não tiveram acesso ao atendimento apropriado.

Oposição com responsabilidade

O senador disse, ainda, que o Brasil está desacostumado a fazer oposição com responsabilidade, lamentando que muitos integrantes do próprio PSDB fiquem cobrando que "o partido não sabe fazer oposição".

- Mas tivemos um bom exemplo no Senado do que é fazer oposição com seriedade, através de uma proposta do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pretende aprimorar o Bolsa Família, um programa bom que merece ser melhorado. Foi o PSDB que implantou a semente da Bolsa Família, e agora quer valorizar seu desempenho com regras de desempenho escolar, mas andam dizendo que, se ganhar, o partido acabará com o Programa, o que é totalmente falso - protestou.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou ser "um absurdo" dizer que a oposição quererá acabar com o Programa Bolsa Família, uma vez que foi o PSDB que criou esse programa e agora está querendo aprimorá-lo com a exigência de bom desempenho escolar. Mas estão chamando a medida de fazer "crueldade com os alunos".

- Crueldade é não valorizar o bom desempenho do aluno. Será que foi crueldade quando a Coréia do Sul ou o Japão, passou a exigir mais dos alunos? Acho que não, porque foi a Educação de qualidade que serviu de alicerce para o desenvolvimento desses países - explicou.



05/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena ressalta exemplo de homem público de Pinotti

Cícero Lucena ressalta Campanha da CNBB em prol da saúde pública

Cícero Lucena reclama de descaso no atendimento em postos de saúde na PB

LUCENA RESSALTA IMPORTÂNCIA DOS TRABALHOS DA ASSEMBLÉIA DA ONU

Febem irá implantar Núcleo de Atendimento Inicial em São Carlos

Cícero Lucena defende governador da Paraíba