Ciclo de audiências começa dia 28
A primeira audiência pública da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas será realizada no próximo dia 28. Na ocasião, os parlamentares receberão informações sobre o cenário global das mudanças climáticas. Por sugestão da senadora Marina Silva (PT-AC), serão convidados os especialistas vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Telma Kruger e Carlos Afonso Nobre.
A comissão aprovou ainda a realização de duas diligências. A primeira para mediar polêmica entre a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e o Ibama, relativa a aprovação de lei estadual que diminui a área de preservação determinada pelo Código Florestal Brasileiro. Entre as principais mudanças está a redução da área de proteção das matas ciliares, às margens dos rios, de 30 para 5 metros.
A presidente da Comissão, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), estará em Santa Catarina na próxima quarta (22) ou quinta-feira (23), juntamente com o relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA). Eles pretendem se reunir com o governador Luiz Henrique da Silveira, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e representantes dos ministérios públicos federal e estadual.
Também foi aprovada viagem da senadora Marina Silva (PT-AC) e do deputado Mendes Thame (PSDB-SP) para verificar os danos causados pelas enchentes na Região Amazônica.
O senador Jefferson Praia (PDT-AM) sugeriu a inclusão, no plano de trabalho da comissão, do "Projeto Antártica", com informações importantes sobre alterações no clima. Já o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) sugeriu a inclusão dotema "mudanças climáticas e saúde humana".16/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR vai realizar ciclo de audiências sobre a Amazônia
Exploração do pré-sal será discutida em ciclo de audiências na CI
Mudanças Climáticas abre ciclo de audiências dia 28
Ciclo de audiências públicas da CE discute PAC da Educação
Subcomissão realizará ciclo de audiências públicas sobre a Rio+20
Regras para o pré-sal serão debatidas em ciclo de audiências na CI