Regras para o pré-sal serão debatidas em ciclo de audiências na CI



A Comissão de Serviços de Infraestrtutura (CI) dedicará o mês de outubro e a primeira semana de novembro para debater a exploração do petróleo na camada pré-sal e os projetos que tratam do assunto, encaminhados pelo governo federal ao Congresso na última segunda-feira (31). O assunto será debatido sempre às segundas-feiras, a partir das 18h, como parte da programação da "Agenda 2009-2015: Desafios Estratégicos Setoriais", que está sendo promovida pela comissão desde agosto.

VEJA MAIS

Antes disso, já no próximo dia 10, a CI ouvirá, em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, sobre o novo marco regulatório do petróleo.

A primeira audiência do ciclo de debates está marcada para 05 de outubro, quando serão debatidos os sistemas de partilha e de concessão para produção e exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos em áreas do pré-sal e outras áreas estratégicas. No dia 19, deverá ser tratada a criação da empresa pública para o setor, a Petrosal; no dia 26, será debatida a instituição do fundo social com recursos do petróleo do pré-sal e a aplicação dos seus recursos nas áreas, como combate à pobreza, educação, cultura, ciência e tecnologia e sustentabilidade ambiental. O último painel, previsto para 5 de novembro, abordará a capitalização da Petrobras.

O anúncio dos debates foi feito pelo presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), durante reunião do colegiado nesta quinta-feira (03). Ele falou após manifestação de senadores contra o regime de urgência constitucional solicitado pelo governo federal para exame dos projetos sobre o petróleo do pré-sal. Em razão da complexidade dos temas, os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Francisco Dornelles (PP-RJ) alegaram ser muito difícil examiná-los em 45 dias.

Na avaliação de Collor, se o prazo para votação das matérias não for encurtado, o Congresso terá dificuldades de examiná-las no próximo ano, em razão das eleições. Ele explicou que a agenda da comissão para debater o assunto foi formatada para atender o regime de urgência.

Denise Costa / Agência Senado



03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regras para construções de aeródromos serão debatidas em workshop

Regras para licitações de obras da Copa serão debatidas pela Comissão de Orçamento

Novas regras para revogação de mandatos são debatidas na CCJ

Normas para a vigilância sanitária serão debatidas em subcomissão

Ciclo de audiências começa dia 28

Metas fiscais serão debatidas na CMO