Cidadania Xingu encerra mutirão na região Norte com 150 mil atendimentos



Após dois meses de serviços de cidadania, saúde e desenvolvimento rural sustentável à população de 11 municípios paraenses da área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o Mutirão Cidadania Xingu encerrou os trabalhos no município de Gurupá, nesta quarta-feira (5). Ao todo foram cerca de 150 mil atendimentos desde agosto.

Para o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e coordenador do mutirão de Gurupá, Paulo Guilherme, esse número de atendimentos, que é três vezes maior do que a meta estimada mostra que com ações integradas dos governos e o povo organizado é possível vencer as adversidades e chegar às populações mais isoladas.

O diretor diz que a população está interessada em profissionalizar as produções agrícola e de peixes. Por isso, emissão de documentos, principalmente CPF, e orientações para microempresas foram os serviços mais procurados no município. Além disso, a população teve à disposição atendimentos médico clínico, odontológico e farmacêutico, prestados pela Marinha do Brasil, e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o Prev-Barco, bem como orientações para acesso a crédito para produção sustentável. "O mutirão criou o caminho para que a população tenha acesso a políticas públicas, o que é um direito de todos", ressaltou.


Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



06/10/2011 15:51


Artigos Relacionados


Mutirão Cidadania Xingu já fez mais de 70 mil atendimentos no Pará

Cidadania Xingu conclui operação com mais de 170 mil atendimentos no Norte do País

Municípios da região Norte recebem Operação Cidadania Xingu

Mutirão Cidadania Xingu terá ações imediatas

Operação Cidadania Xingu chega ao fim na região de Belo Monte

Território da Cidadania no Rio Grande do Norte recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural