Território da Cidadania no Rio Grande do Norte recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural



As agricultoras familiares do Território da Cidadania Seridó (RN) terão oportunidade de confeccionar os documentos civis sem nenhum custo. A partir de sexta-feira (4) até sábado (12), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Incra, realiza oito mutirões do Programa Nacional de Documentação de Trabalhadora Rural. A ação será feita nos municípios Cerro-Corá, Lagoa Nova, Bodó e Currais Novos.

O objetivo é garantir a cidadania e o acesso às políticas públicas, com a emissão gratuita de documentação civil e trabalhista às trabalhadoras rurais, bem como os familiares e outros interessados. Durante os mutirões, as pessoas podem obter registro de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os documentos são entregues na hora. A expectativa é que de que cerca 1.200 pessoas sejam beneficiadas.

O Programa de Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma iniciativa do MDA executada por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas. Conta ainda com o apoio dos órgãos emissores de documentos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado, INSS e instituições financeiras.

Desde 2005, no Rio Grande do Norte, foram realizados 191 mutirões, em 262 municípios. Foram beneficiados 31.463 pessoas e 84 mil documentos foram emitidos.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



04/11/2011 15:34


Artigos Relacionados


Paraíba recebe mutirão de documentação para trabalhadora rural

Município de Pelotas (RS) recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural

Mutirão de documentação da trabalhadora rural chega a BA

Feira de Santana (BA) vai receber mutirão de documentação da trabalhadora rural

Região Norte recebe mutirão de documentação

Rio Grande do Sul recebe último mutirão de documentação do ano