Cidadão brasileiro poderá participar da elaboração, votação e controle dos orçamentos públicos



Os cidadãos brasileiros poderão participar, diretamente ou por meio de suas organizações, do processo de elaboração, aprovação e controle dos orçamentos da União, dos estados e municípios. Proposta que prevê a participação popular tanto na fase de elaboração pelos Executivos, quando na tramitação legislativa da Lei Orçamentária Anual, do Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nos três níveis de administração, pode ser votada nesta quarta-feira (14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a proposta (PLS 171/05 - Complementar) regulamenta dispositivo constitucional para assegurar a participação popular por meio de audiências públicas. O relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), apresentou voto favorável, mas, em vez de uma nova lei, propõe que a norma determinando as audiências com participação dos cidadãos seja incluída na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

O projeto de Simon estabelece que os Executivos federais, estaduais e municipais, na fase de elaboração das leis relativas a seus orçamentos, dêem ampla publicidade às audiências públicas destinadas a receber propostas e sugestões populares.

A proposta estabelece ainda que o Congresso, as assembléias legislativas e as câmaras municipais realizem audiências públicas durante a votação do orçamento, da LDO e do plano plurianual, a fim de receber emendas e sugestões. Além disso, o texto prevê que sejam discutidos com a população e suas entidades representativas os relatórios dos tribunais de contas da União, dos estados e dos municípios. Eduardo Suplicy propõe a adoção das medidas por meio da inclusão de dois novos artigos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

12/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidadão pode participar da elaboração do vocabulário de informações governamentais

POPULAÇÃO PODERÁ PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

Cidadão poderá participar de audiência sobre telefonia celular

Cidadão poderá participar de audiência sobre telefonia celular

Videoconferência permitirá participação das assembléias na elaboração dos orçamentos federais

Pedro Taques critica emendas individuais e pede mais participação popular nos orçamentos públicos