Videoconferência permitirá participação das assembléias na elaboração dos orçamentos federais



A próxima reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização será realizada por videoconferência, no auditório do Interlegis, na terça-feira (3), a partir das 15h. O presidente da comissão, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), explicou que a audiência com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, marca o início das discussões com as Assembléias Legislativas dos estados e Câmara Legislativa do Distrito Federal sobre o Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 e o orçamento participativo para 2004.

A tecnologia da videoconferência disponibilizada pelo Interlegis (rede virtual de comunicação do Legislativo) permitirá que os integrantes da Comissão de Orçamento e das Assembléias Legislativas possam ter interatividade para questionar o ministro sobre sua exposição. Segundo Mestrinho, Mantega falará sobre as orientações estratégicas do PPA e a metodologia de consulta à sociedade e ao Parlamento para sua elaboração.

O líder do governo no Congresso, senador Amir Lando (PMDB-RO), destacou a importância do evento, onde -serão traçadas as edificações desse PPA e orçamento participativos-. Alguns parlamentares questionaram o local da videoconferência e o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) sugeriu a verificação de condições técnicas para realizar a videoconferência no plenário da comissão.

Ao convocar a videoconferência, Mestrinho anunciou que Saturnino é o relator indicado para o projeto de lei do Plano Plurianual 2004-2007. Confirmou a indicação de Jorge Bittar (PT-RJ) para ser o relator do projeto de lei orçamentária para 2004. As duas propostas devem ser encaminhadas pelo Executivo em agosto. A videoconferência contará ainda com a presença do deputado Paulo Bernardo (PT-PR), que é o relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e cujo parecer deve ser apresentado na próxima semana.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidadão brasileiro poderá participar da elaboração, votação e controle dos orçamentos públicos

Parceria permitirá elaboração de plano de desenvolvimento sustentável em Rondônia

CAE VOTA EMENDA DE PLENÁRIO AO PROJETO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS ORÇAMENTOS

ADEMIR QUER QUE ASSEMBLÉIAS SAIBAM.DAS LIBERAÇÕES DE RECURSOS FEDERAIS

Cecília prevê aumento da participação nas assembléias do OP

Pedro Taques critica emendas individuais e pede mais participação popular nos orçamentos públicos