Cidadãos podem participar de debate na internet sobre novo Código Comercial até maio



O Ministério da Justiça prorrogou até o dia 2 de maio o debate público promovido pela internet sobre o novo Código Comercial (PL 1.572/2011). Desde o fim do ano passado, o texto do projeto de lei está disponível para que qualquer cidadão possa enviar contribuições e opinar sobre a proposta. O espaço receberia sugestões até a última segunda-feira (2), mas o prazo para envio de sugestões foi ampliado por mais 30 dias.

Ao disponibilizar a proposta para debate pela internet, o Ministério da Justiça quer facilitar a participação do cidadão na discussão sobre a modernização da legislação que rege a relação entre empresas.

A comissão especial que analisará o projeto de lei na Câmara dos Deputados foi instalada em 21 de março. Com isso, começou a tramitação do projeto de lei. O Ministério da Justiça entendeu que ainda seria possível estender o debate público pela internet e aprofundar as discussões sobre o novo código. O texto conta com 670 artigos, divididos em cinco livros. 

Ao final do prazo para envio de contribuições, a Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça irá sistematizar os comentários recebidos e enviar à Comissão Especial da Câmara, para contribuir com o trabalho de análise da matéria pelos deputados.

A iniciativa de discutir textos de projetos de lei com a sociedade por meio da internet é parte da política de democratização da participação no processo de elaboração normativa promovida pela SAL. Nos últimos anos, além de construir junto com internautas o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet (PL 2126/2011), a Secretaria de Assuntos Legislativos também colocou em debate outros textos normativos de grande impacto para a sociedade, como, por exemplo, o novo Código de Processo Civil (PL 8046/2010).

 

Fonte:
Ministério da Justiça



03/04/2012 18:55


Artigos Relacionados


Cidadãos podem participar de debate sobre obras da Copa do Mundo

Cidadãos podem participar de debate sobre Mercosul na Comissão de Agricultura

Cidadãos podem participar de consulta pública sobre prazo de validade do Exame da OAB

Começa reunião de comissões que vão preparar novo Código Penal. Cidadãos podem mandar sugestões

Novo Código Comercial: comissão recebe dados sobre registro de empresas em São Paulo

Cidadãos enviam ao Senado sugestões para o novo Código de Processo Civil