Cidades criativas podem ter selo de reconhecimnto de políticas públicas



O Ministério da Cultura quer conceder um selo para as cidades que instituírem políticas públicas de desenvolvimento a partir de soluções baseadas na criatividade e na cultura local. O reconhecimento será lançado no segundo semestre deste ano e, até lá, a secretária da Economia Criativa do Minc, Cláudia Leitão, participa de uma série de encontros, em estados, sobre cidades criativas.

Nesta sexta-feira (25), ela estará no 7° Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Espírito Santo (Expotur), em Vitória (ES). Na terça-feira (29), em Florianópolis (SC), participa do “Seminário Cultura como elemento transformador da sociedade”. Em ambos os eventos, falará sobre cidades criativas.

A proposta do Minc é conceder a chancela às cidades criativas em novembro – quando se comemora, no dia 17, o Dia da Criatividade. A secretária explica que cidades criativas são aquelas que potencializam políticas públicas, tendo a cultura como eixo de desenvolvimento e buscando soluções compartilhadas com a sociedade. O Minc está construindo a metodologia deste reconhecimento das cidades e de um prêmio a organizações não-governamentais (ONGs) e empreendedores criativos.

Segundo Cláudia Leitão, não adianta apenas a cidade ter, por exemplo, um calendário de eventos culturais, se não há qualidade de vida para a sua população. Por isso, uma das premissas da cidade criativa é a sustentabilidade. “Tem de ser criativa mais do que culturalmente, mas que tenha também soluções criativas para os seus problemas”, afirma.

A secretária explica que as cidades chanceladas pelo Minc receberão apoio do governo federal para que fixem naquele território empreendimentos criativos. Uma das propostas do ministério é a criação dos Agentes de Desenvolvimento, que darão assessoria às cidades criativas. Eles serão os responsáveis por levar o trabalho já desenvolvido nos Criativas Birôs – escritórios de apoio a empreendedores, criados a partir de parceria com os governos estaduais e instalados nas capitais – aos profissionais e empreendedores criativos.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



24/05/2012 12:39


Artigos Relacionados


Ideias criativas podem virar selo nos Correios

Políticas públicas podem ser aliadas no combate à exploração sexual

Secretaria da Economia discute a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

Benefícios fiscais podem ampliar políticas públicas para jovens

Selo Paulista da Diversidade certifica 18 empresas que adotam políticas de inclusão

Selo Paulista da Diversidade certifica 18 empresas que adotam políticas de inclusão