Secretaria da Economia discute a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas



A equipe da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura se reuniu com o Instituto Itaú Cultural para discutir a criação de uma Rede Brasileira de Cidades Criativas, reconhecendo aquelas que instituírem políticas públicas de desenvolvimento a partir de soluções baseadas na criatividade e na cultura local.

O chancelamento será concedido em novembro deste ano, por ocasião do Dia da Criatividade, e o Instituto Itaú Cultural será um dos parceiros do Minc neste projeto. O Ministério da Cultura assina, no próximo dia 1º de junho, durante o lançamento do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec), acordo com o instituto, que abrangerá também a realização do ciclo de Colóquios Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento, além de outros projetos.

No encontro, na segunda-feira (28), foram discutidos aspectos preliminares da metodologia de implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O Minc deverá elaborar categorias para este chancelamento, considerando os diversos portes das cidades a serem contempladas.

Entre os critérios preliminares apontados para o chancelamento das cidades podem ser considerados, por exemplo, a herança cultural – como o passado do local determinou o seu presente e definirá o seu futuro -, assim como as vocações locais – recursos naturais disponíveis, a oferta de equipamentos culturais -, os desejos e aspirações da população e a vitalidade econômica – mercados existentes ou potenciais.

O diretor do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, lembrou que além dos atrativos, as cidades precisam fazer conexões com as políticas públicas e que a chancela pode ajudar na questão da institucionalização das políticas. “Esse talvez seja o maior legado da Rede Brasileira de Cidades Criativas”, disse Saron.

A partir do encontro, será criado um grupo de trabalho – formado por especialistas da área – que irá discutir a metodologia da Rede Brasileira de Cidades Criativas.

 

Fonte:

Ministério da Cultura



29/05/2012 19:43


Artigos Relacionados


Cidades criativas podem ter selo de reconhecimnto de políticas públicas

Caravana das Ouvidorias discute criação de rede

Reunião de prefeitos das cidades estâncias debate turismo e economia

Fórum discute situação das cidades

Ferramenta auxilia na troca de ideias criativas

Subcomissão discute problemas das cidades em Natal