Ciência Sem Fronteiras seleciona estudantes de doutorado para universidades da Inglaterra



Foi publicado nesta quinta-feira (15) o edital do novo Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com as universidades de Nottingham e de Birmingham, para bolsa de doutorado pleno e doutorado sanduíche. A iniciativa prevê a concessão de até 30 bolsas e as inscrições vão até o dia 26 de abril.

O objetivo do programa é a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre o Brasil e o Reino Unido O edital, que integra o Programa Ciência sem Fronteiras, prevê a seleção de bolsistas especialmente nas áreas de ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; biodiversidade e bioprospecção.

 

Candidaturas

O programa prevê duas modalidades de participação: doutorado pleno, cujo objetivo é formar doutores, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda, em que a pós-graduação no País ainda seja deficiente ou em áreas prioritárias para o Brasil, e doutorado sanduíche, com o objetivo de apoiar o doutorando para usufruir da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.

Em ambas as modalidades, estão previstas mensalidades a partir de 910 libras, passagem aérea de ida e volta, auxílio seguro-saúde e auxílio instalação, além da isenção de taxas e anuidades da universidade. Para se inscrever, o estudante deverá apresentar sua candidatura separadamente à Capes e à Universidade de Nottingham e/ou à Universidade de Birmingham, composta de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar.

Acesse o edital.

 

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

 

Fonte:
Capes



15/03/2012 20:09


Artigos Relacionados


Ciência sem Fronteiras oferece bolsas de doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos

Capes firma acordo com universidades belgas para programa Ciência sem Fronteiras

Capes estende o prazo para que estudantes possam concorrer a bolsa do Ciência sem Fronteiras

Estudantes do Ciência sem Fronteiras narram experiências internacionais

Ciência Sem Fronteiras faz acordo com grupo de oito universidades australianas

Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA