Ciência Sem Fronteiras faz acordo com grupo de oito universidades australianas



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou, nesta segunda-feira (19) memorando de entendimento em ensino superior e pesquisa, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), com o Group of Eight,conglomerado de oito universidades australianas.

A parceria foi formalizada pelas assinaturas do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e do vice-chanceler da Universidade de Sidney, Michael Spence. "Nossa maior expectativa é que o CsF aumente as possibilidades de cooperação acadêmica entre Brasil e Austrália", explicou Guimarães.

Já para Spence, com a cooperação, os países terão benefícios além dos acadêmicos. "Além da mobilidade acadêmica, temos interesse na aproximação entre as culturas, na diversidade populacional e na economia lantino-americana, entre outras", completou o vice-chanceler.

Entre os objetivos do memorando estão a promoção de oportunidades de cooperação acadêmica, por meio de seminários, workshops e conferências; o intercâmbio de cientistas, estudantes e professores; o fomento a novas vias para colaboração em pesquisa e projetos conjuntos de pesquisa, além da mobilidade de estudantes entre Austrália e Brasil.

Group of Eight

O Group of Eight é formado pelas universidades de Queensland, Adelaide, Melbourne, New South Wales, Sydney, Western Austrália, Monash e Universidade Nacional da Austrália.

 

Fonte:
Capes



19/03/2012 20:45


Artigos Relacionados


Grupo italiano firma acordo com projeto Ciência sem Fronteiras

Capes assina acordo com consórcios de universidades australianas

Capes firma acordo com universidades belgas para programa Ciência sem Fronteiras

Ciência Sem Fronteiras busca aprofundar relações institucionais com universidades francesas

Ciência Sem Fronteiras seleciona estudantes de doutorado para universidades da Inglaterra

Petrobras assina acordo de parceria com programa Ciência sem Fronteiras para 5 mil bolsas