Ciro Nogueira elogia professores e alunos de Cocal dos Alves, no Piauí, que virou 'fenômeno educacional'




Com pouco mais de cinco mil habitantes e economia basicamente agrária, o município de Cocal dos Alves, localizado no norte piauiense, se transformou em um "fenômeno educacional", comemorou nesta quinta-feira (16) o senador Ciro Nogueira (PP-PI), em discurso no Plenário.

O senador informou que o Jornal Nacional, da Rede Globo, veiculou, na segunda-feira (13), matéria especial mostrando que diversos alunos da pequena cidade já conquistaram dezenas de prêmios e medalhas em competições de conhecimento pelo país.

Para exemplificar o sucesso do município, Ciro Nogueira informou que quatro estudantes de Cocal dos Alves conquistaram medalhas de ouro na mais recente Olimpíada Brasileira de Matemática, concorrendo com vinte milhões de estudantes de todo o país. Essas medalhas vão se juntar a outras 120 que alunos da cidade conquistaram em Olimpíadas anteriores.

- Levando em conta que cerca de 500 medalhas de ouro foram oferecidas no total, é no mínimo curioso que uma cidade singela como Cocal dos Alves, que conta com apenas 20 escolas públicas, a maioria de ensino fundamental, tenha conquistado quatro dos prêmios máximos da Olimpíada - disse o senador.

Infelizmente, opinou Ciro Nogueira, esse "impressionante desempenho" dos alunos de matemática de Cocal dos Alves, "não tem causas estruturais", mas se deve, sim, aos professores Antônio Cardoso do Amaral e Raimundo Alves, que dão ou deram aulas a todos os estudantes medalhistas. Ambos lecionam na Escola Augustinho Brandão e na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, de onde são oriundos os quatro medalhistas mais recentes: Clara Mariane Silva Oliveira, José Marcio Machado de Brito, Antonio Wesley de Brito Vieira e Sandoel de Brito Vieira.

- Os professores Antônio e Raimundo são daqueles heróis brasileiros aos quais não costumamos dar o devido valor. Esse é um erro brutal de nossa parte, pois são profissionais como os professores Antônio e Raimundo que realmente fazem a diferença em um país com as desigualdades sociais do Brasil - elogiou Ciro Nogueira, ao informar que pretende convidar os dois profissionais e alguns dos alunos premiados para comparecer ao Senado e receber homenagem da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).



16/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Nogueira quer ampliação da infraestrutura energética no Piauí

Ciro Nogueira: saúde no Piauí enfrenta 'crise sem precedentes'

Ciro Nogueira promete continuar defendendo os interesses do Piauí

Ciro Nogueira destaca reportagem sobre plantio de soja no sul do Piauí

Ciro Nogueira defende reformas para levar investimentos ao Piauí

Ciro Nogueira celebra aniversário de 25 anos do jornal 'Diário do Povo' do Piauí