Ciro Nogueira pede a deputados que aprovem projeto que cria banco de DNA de criminosos




A aprovação, em setembro, do Projeto de Lei do Senado 93/2011, que cria um banco de DNA dos condenados por crimes hediondos ou violentos foi lembrada em Plenário nesta segunda-feira (24) pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor da proposta. O senador agradeceu a contribuição de senadores, técnicos e também das polícias brasileiras na elaboração da proposta e pediu atenção dos deputados com o projeto, que foi remetido para a Câmara dos Deputados na primeira semana deste mês.

O PLS 93/2011 foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania na forma de um substitutivo elaborado pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O projeto prevê que o DNA de condenados por crimes violentos e hediondos - coletado a partir de fluidos e tecidos biológicos - seja reunido em um banco de dados que alimentará a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, a ser implantada no Brasil, onde a identificação genética ficará à disposição da Justiça para facilitar a solução de novos crimes.

- Nós, brasileiros estamos cansados de ver nossas famílias destruídas por facínoras de todas as espécies, são criminosos que invadem nossas vidas deixando um rastro de destruição, de tristeza e de angústia. E, por incrível que pareça estamos cada vez mais com a sensação de que a impunidade é a verdadeira segurança do criminoso. Ele tem a certeza de que não vai ser punido. Ou por incapacidade das estruturas públicas ou porque não são alcançados por nossas leis - afirmou o senador.

Ciro Nogueira destacou ainda que, no Brasil, apenas 6% dos criminosos são realmente punidos depois de condenados. Em países que usam bancos de identificação genética, como os Estados Unidos, o índice chega a ser dez vezes maior, de cerca de 60%.E no mundo, hoje, mais de 40 países já adotam esta tecnologia no auxílio às investigações criminais.



24/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Nogueira defende projeto que cria banco de perfis genéticos

Francisco Dornelles pede que deputados aprovem projeto que desonera exportadores

Jucá pede a deputados que aprovem projeto sobre benefícios previdenciários

Banco de dados de DNA pode ajudar na solução de crimes, afirma Ciro Nogueira

Publicada lei que cria banco de DNA de criminosos

Tebet pede a deputados e senadores que aprovem o Orçamento de 2002