Civis e militares debatem Livro Branco em Porto Alegre (RS)



Personalidades civis e militares participaram do segundo seminário sobre o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), na quinta-feira (28), em Porto Alegre (RS). A etapa gaúcha do seminário, que percorrerá seis cidades distintas até agosto, discutiu “O Ambiente Estratégico do Século XXI”. No encontro, militares, políticos, acadêmicos e especialistas em geopolítica discutiram assuntos relacionados à defesa e à soberania nacional.  

As discussões têm o intuito de gerar insumos para a elaboração do Livro Branco de Defesa Nacional, obra que vai nortear os planos do setor para as próximas décadas, bem como contrastar a adequação da estrutura de defesa hoje existente aos objetivos traçados pelo poder público para o setor no País. 

Presente ao evento, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sintetizou o tom dos debates na importância de a sociedade civil se envolver mais em assuntos que, por tradição, continuam restritos ao meio militar. “As instituições, tanto civis quanto militares, muitas vezes se aferram a modelos de atuação cristalizados que tornam limitada a sua capacidade de reflexão crítica”, afirmou. 

Para Jobim, o Livro Branco representa uma oportunidade única para a sociedade – não apenas dos militares conhecerem melhor a si mesmos, mas dos civis participarem de discussões que, em última análise, servirão para moldar o novo cenário de desafios do País. 

 

Fonte:
Ministério da Defesa



29/04/2011 15:22


Artigos Relacionados


Para civis e militares, Livro Branco ajuda a mobilizar opinião pública sobre assuntos de defesa

Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

ARLINDO PORTO QUER CRIMES MILITARES CONTRA CIVIS JULGADOS PELO TRIBUNAL DO JÚRI

Senadores vão a Porto Alegre apurar conflito entre agricultores e militares

BENEDITA LANÇA SEU LIVRO EM PORTO ALEGRE

FNDE participa da Feira do Livro de Porto Alegre