Classificação Indicativa ampliou ações em 2013
Em 2013, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), classificou 3.668 produtos audiovisuais e 441 jogos, além de monitorar 3.712 atrações de TV, assegurando a informação a serviço da cidadania e da proteção dos direitos da criança e do adolescente. O setor atingiu marca de 7,8 mil produtos classificados.
O Ministério da Justiça também articulou pelo Brasil a implantação de um sistema global de classificação indicativa online para jogos eletrônicos, o IARC (Coalizão Internacional de Classificação Etária), que agora está em vigor. O sistema permite às empresas e profissionais criadores de games e aplicativos obter, de forma rápida, a classificação indicativa para Brasil, América do Norte e Europa. Além do Brasil, o sistema agrega os órgãos classificadores da América do Norte (Entertainment Software Rating Board-ESRB) e da Europa (Pan-European Game Information-PEGI).
Em conjunto com a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), o Ministério da Justiça produziu uma campanha para divulgar a classificação indicativa e para incentivar que os pais exerçam o direito de decidir sobre o acesso dos filhos à programação de TV paga, que não está sujeita à vinculação horária, mas que conta com tecnologia capaz de bloquear canais e programas de acordo com indicação etária. Clique e veja.
O Seminário Internacional Infância e Comunicação: Direitos, Democracia e Desenvolvimento, defendeu o direito de crianças e adolescentes ao pleno acesso aos meios de comunicação e reafirmou o dever da sociedade em proteger os menores contra impactos negativos dos conteúdos veiculados.
Ao longo do ano, foram realizadas dez oficinas sobre classificação indicativa, com atividades voltadas a profissionais da área de Direito que lidam com o tema, como membros do Ministério Público (federal e estadual), de varas de infância, de conselhos tutelares, pesquisadores e professores universitários e membros das emissoras de televisão.
Para o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o balanço foi positivo: “Para assegurar a liberdade de escolha e proteger o desenvolvimento das crianças e adolescentes, investimos em novas tecnologias, desburocratizamos os procedimentos e ampliamos a informação para toda a sociedade”.
O Ministério da Jusiça ainda inaugurou uma nova sala de projeção digital e 3D, dando o nome do cineasta Vladimir de Carvalho para homenageá-lo.
Fonte: Ministério da Justiça
22/01/2014 16:16
Artigos Relacionados
Classificação indicativa do MJ analisou quase 8 mil obras em 2013
CDH debate classificação indicativa de programas na TV
MJ divulga classificação indicativa de jogos virtuais
Netflix Brasil terá Classificação Indicativa
Oficinas de classificação indicativa têm inscrições prorrogadas
Justiça divulga classificação indicativa de seis filmes