Classificação indicativa do MJ analisou quase 8 mil obras em 2013



Exatas 7.821 obras foram analisadas até o fim de novembro deste ano pelo Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. O setor, vinculado à Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do MJ, é estratégico na avaliação prévia ou no monitoramento de vídeos, DVDs e filmes veiculados no cinema e TV, e ainda jogos eletrônicos. As obras são definidas em seis níveis, que vão de “livre” a “proibido para menores de 18 anos”.

Em três anos, são mais de 30 mil obras analisadas. Cenas de sexo, violência e de uso de drogas pautam a avaliação dos especialistas. Segundo Davi Ulisses Simões, diretor-adjunto do Departamento de Justiça, títulos e classificação do Ministério da Justiça, a melhoria do nível de informação que os pais têm sobre os filhos é um dos objetivos da avaliação de cada obra.

“O MJ tem uma boa cobertura de obras classificadas e atingimos com integralidade aquilo que é lançado no cinema, TV aberta e nas grandes redes. Não servirá se os pais não acompanharem e controlarem aquilo que os filhos devem assistir”, avaliou Davi Ulisses Simões Pires.

Sala 3D

No último dia 31 de outubro, o cineasta Vladimir Carvalho inaugurou a nova sala de projeção HD-3D do departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Ela é equipada com um moderno projetor HD-3D, que permite acompanhar a tendência do mercado e amplia a capacidade de análise da classificação indicativa. Antes disso, as equipes se deslocavam a cinemas da capital, fora do horário comercial, para assistir e analisar os filmes.

Acesso ao cidadão

A população pode verificar cada obra analisada. No site do Ministério da Justiça, a classificação pode ser consultada, além daquelas que não precisam de uma análise prévia. Basta acessar o portal. 

 A classificação também pode ser comentada em um fórum de debate virtual, onde há espaço para tirar dúvidas sobre o processo de classificação, os critérios utilizados, material educativo e um blog sobre o tema ou ainda na página do Facebook “Debate Público de Classificação Indicativa”.

Fonte:

Ministério da Justiça



17/12/2013 12:10


Artigos Relacionados


Classificação Indicativa ampliou ações em 2013

Oficina mostra critérios para classificação indicativa de obras audiovisuais

Portaria indica lista de obras cinematográficas que passam por classificação indicativa

CDH debate classificação indicativa de programas na TV

MJ divulga classificação indicativa de jogos virtuais

Netflix Brasil terá Classificação Indicativa