CDH debate classificação indicativa de programas na TV



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza nesta quarta-feira (27), às 9h, audiência pública destinada a discutir a classificação indicativa de programas, filmes ou qualquer obra audiovisual destinada à televisão e congêneres. A iniciativa é do senador César Borges (DEM-BA) e tem por objetivo debater a Portaria 264/07, do Ministério da Justiça, que trata desse processo de classificação.

A portaria traz como principais novidades o uso de símbolos para indicar as faixas etárias e a exigência de adequar a programação ao fuso horário local. Com isso, a medida permite aos pais ou responsáveisdecidir se os filhos devem ou não assistir a determinados programas. De acordo com o governo, a regulamentação visa a proteger crianças e adolescentes de produções não adequadas à sua formação psicossocial.

Estão convidados para essa audiência pública José Eduardo Elias Romão, diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça; Daniel Pimentel Slaviero, representante da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); Cezar Britto, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil; e Ela Wiecko Volkmer de Castilho, subprocuradora dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal.



25/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha Não se Engane alerta os pais sobre classificação indicativa de programas

Para Ideli, classificação indicativa de programas de TV não pode ser confundida com censura

Debate sobre classificação indicativa é prorrogado até 28 de janeiro

MJ prorroga por mais 90 dias debate sobre Classificação Indicativa

MJ divulga classificação indicativa de jogos virtuais

Classificação Indicativa ampliou ações em 2013