Clinicas terão que apresentar à Anvisa relatórios de processos de reprodução assistida



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai rever as regras de funcionamento das clínicas públicas e privadas de reprodução humana assistida. Uma das mudanças sugeridas é que as clínicas encaminhem para a agência relatórios com os resultados dos processos de reprodução.


Os dados devem ser enviados ao Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio). De acordo com a Anvisa, não existe atualmente método para envio desses resultados pela internet e há subnotificação do uso e armazenamento dos embriões.


Segundo a Anvisa, em 2008 foram notificados 10.011 embriões, e no ano seguinte, 8.090. Hoje, existem cerca de 180 clínicas desse tipo no País, sendo 97% privadas e a maioria localizada no Sudeste.


Outra proposta da agência é acabar com a classificação das clínicas em tipos de serviços, como bancos de doação de sêmen e fertilização in vitro, com o objetivo de reduzir a burocracia.


As propostas da Anvisa fazem parte de uma consulta pública, que ficará disponível, por 30 dias, na página da instituição na internet. A resolução com as normas e exigências para as clínicas foi estabelecida pela agência em 2006.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



18/08/2010 19:37


Artigos Relacionados


Pacientes terão mais segurança em tratamentos para reprodução assistida

Reprodução assistida em discussão na TV Senado

Reprodução assistida será votada na CAS

Reprodução assistida será votada na CAS

CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida

CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida