CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida



Deve receber decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (12), substitutivo do senador Tião Viana (PT-AC) a projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que regulamenta as técnicas de reprodução humana assistida. O texto proíbe a clonagem de seres humanos e a prática da chamada "barriga de aluguel". A reunião está marcada para as 9h.

O projeto, examinado na reunião da CAS da semana passada, retorna ao debate em virtude da apresentação de emendas dos senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e do próprio Lúcio Alcântara, estabelecendo que somente os casais em união estável poderão ser beneficiados das técnicas de reprodução assistida e tornando mais rigorosas as penas para quem infringir a legislação.

A CAS, presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), deve votar também substitutivo do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) ao projeto da Câmara que regulamenta o uso médico de próteses de silicone. O texto proíbe a injeção de silicone líquido, exceto em casos comprovadamente terapêuticos, e pune o infrator com pena de até 12 anos de detenção.

Constam da pauta da comissão ainda o projeto que regulamenta a profissão de treinador de goleiros de futebol, o que estabelece que o registro dos agrotóxicos deverá ser feito pelo seu princípio ativo, e não pelo seu nome comercial, e o que regulamenta as profissões de mototaxista e motoboy. Todas as matérias receberão decisão terminativa.

Outros projetos que estão na pauta da CAS são o que concede desconto de 30% nas passagens aéreas, rodoviárias, marítimas e fluviais para os maiores de 60 anos e o que dispõe sobre o tempo de direção do motorista de ônibus e caminhões trafegando em rodovias.

10/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida

CCJ ADIA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE TRATA DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Professora da PUC prefere substitutivo da CCJ a projeto que trata de reprodução assistida

Projeto que trata de reprodução assistida deve ser votado na próxima semana

CAS realiza audiência pública para instrução do projeto que trata da reprodução assistida

CCJ DEBATE COM ESPECIALISTAS PROJETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA