Clube Águias é bicampeão de basquete em cadeira de rodas
O Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 1ª Divisão, realizado em Brasília, de 16 a 19 de janeiro, deu o bicampeonato ao Clube Águias de São Paulo em final disputada com outra equipe paulista, o Magic Hands, campeão brasileiro de 2010 e 2011. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), com apoio do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O terceiro lugar ficou com o CAD Rio Preto, do interior de São Paulo, que venceu a Andef, do Rio de Janeiro. O campeonato reuniu mais de 100 atletas de 12 equipes de oito estados brasileiros, numa maratona de 33 jogos, durante cinco dias, no Centro de Capacitação do Corpo de Bombeiros e no Ginásio do Cruzeiro.
A decisão começou bastante equilibrada, com placar acirrado, disputado ponto a ponto. No terceiro período, o Águias deslanchou, abriu vantagem e venceu a partida por 65 a 44. Os campeões tiveram uma campanha impecável, chegando ao título de forma invicta. Antes da final, a equipe derrotou a Comissão Jovem (85 a 46), a Ascamte (100 a 28), a All Star Rodas (76 a 26), a Afadefi (101 a 30) e o CAD (70 a 60).
Segundo Ana Cardoso, técnica do Águias, todos os jogadores entraram em quadra para dar o máximo. “Foi um troféu merecido. As duas equipes que disputaram a final são muito preparadas, bem treinadas e têm profissionais muito sérios”, ressaltou.
Um dos destaques do Magic Hands, o atleta Glebe elogiou o nível do campeonato. “Treinamos o ano inteiro nos preparando para esse campeonato, que é o mais importante do País, principalmente para os atletas que almejam a Seleção Brasileira. A meta agora é treinar mais para tentar conquistar o título de 2014”, afirmou.
A presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, fez um balanço positivo da competição. “Tivemos uma semifinal que foi quase uma final”, disse, referindo-se à emocionante partida entre o CAD Rio Preto e o Águias. O CAD, aliás, levou o terceiro lugar da competição depois de enfrentar a Andef, de Niterói, e vencer por 66 a 52.
Organização
O atleta Wandemberg, do Águias, destacou a organização do campeonato. “Foi tudo muito bem organizado pela CBBC e pela equipe de Brasília. Foi uma competição de grandes partidas, com a elite do basquete em cadeira de rodas brasileiro”, opinou.
O cestinha da competição não veio de nenhum dos times finalistas. Leandro Oliveira, da Afadefi, de Santa Catarina, marcou 138 pontos ao longo da competição.
Fonte:
Ministério do Esporte
20/01/2014 15:50
Artigos Relacionados
Campeonato de basquete em cadeira de rodas tem 2º dia
Basquete em cadeira de rodas joga no Chile por vaga no Parapan
Brasil estreia na esgrima em cadeira de rodas em Londres
Brasil conquista Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas
Sabesp transforma latinhas de alumínio em cadeira de rodas
Mônica Santos é destaque na 1ª Copa Brasil em Cadeira de Rodas