CMA aprova alteração na Lei de Saneamento para garantir manutenção de galerias de águas pluviais
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (20), parecer do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) favorável ao projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que altera a Lei do Saneamento (Lei 11.445/07), com o objetivo de determinar a obrigatoriedade da manutenção preventiva das galerias de águas pluviais.
Na justificativa ao projeto (PLS 506/07), Perillo informa que a falta de manutenção preventiva dos bueiros e galerias de águas pluviais "tem resultado em inundações de vias, logradouros públicos e imóveis particulares, ocorrência mais freqüente sobretudo nas grandes cidades".
O senador afirma ainda que, com tais diretrizes expressas na lei, os cidadãos poderão, com o apoio de órgãos de controle, como o Ministério Público, exigir o seu cumprimento, tanto no âmbito administrativo quanto, se necessário, na esfera judicial. O projeto segue agora para votação em decisão terminativa na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).
Também foi aprovado na CMA parecer favorável ao projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que propõe a instituição da Política Nacional de Sementes de Mudas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias modernas de melhoramento genético, conservação da biodiversidade genética e prevenção de problemas fitossanitários (PLS 523/07).
Durante a reunião, o relator, senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), afirmou que o projeto deverá receber emendas e ser debatido ainda nas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), onde terá decisão terminativa.
20/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova MP que destina recursos a manutenção de estradas e a saneamento
Assembléia aprova uso de bermudas e manifestações nas galerias
CMA examina alteração na lei de saneamento destinada a evitar inundações em áreas urbanas
Collor quer garantir manutenção de resultados da Rio 92
Oposição critica manutenção de contratos com empresas indiciadas pela Operação Águas Profundas
Companhia de Saneamento Básico realiza manutenção em Campos do Jordão