CMA debaterá controle de agrotóxicos em alimentos, Fundo Amazônia e gestão do Senado



Em sua reunião desta terça-feira (29), a Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou três requerimentos propondo a realização de audiências públicas para discutir o controle de resíduos tóxicos em alimentos, a implementação do Fundo Amazônico e problemas na gestão do Senado. Também foram acolhidos requerimentos solicitando diligência no município de Tailândia (PA) e pedido de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A primeira audiência pública aprovada será conjunta com as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e será destinada a discutir o controle de níveis de agrotóxicos presentes em produtos de origem vegetal. O debate está marcado para o dia 3 de novembro.

Pelo requerimento do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), serão convidados os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde, bem como os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

Também foi acolhida a realização de uma audiência pública para tratar das perspectivas e desafios para a implementação do Fundo Amazônia, destinado a combater o desmatamento predatório na região, através do financiamento de ações não-reembolsáveis que promovam desenvolvimento sustentável. No requerimento propondo o debate, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) sugere que sejam convidados representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do grupo de gestão do fundo e dos ministérios das Relações Exteriores, de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.

A CMA aprovou ainda debate sobre os problemas administrativos e de gestão do Senado, bem como as soluções já encaminhadas. Pelo requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES), serão chamados a falar aos senadores o 1º secretário da Casa, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e o diretor-geral, Haroldo Feitosa Tajra.

Diligência

Com a finalidade de instruir a votação do PLC 50/06, em tramitação na CMA, foi aprovada a realização de uma diligência no município de Tailândia (PA). O projeto estabelece que terrenos recebidos como pagamento de dívida previdenciária poderão ser transferidos para a União e convertidos em unidades de conservação.

Por sugestão do senador João Pedro (PT-AM), foi aprovada solicitação ao TCU, para realização de auditoria no Senar sobre as aplicações da contribuição mensal compulsória arrecadada para promover a qualidade de vida do homem rural.

29/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Falta de controle no uso de agrotóxicos pode levar a CPI no Senado

Senado quer aperfeiçoar controle sobre agrotóxicos, diz Goellner

Senado debaterá controle externo de tribunais de contas

CCT debaterá rastreabilidade de agrotóxicos

CRA debate controle de agrotóxicos no país

Alimentos analisados pela Anvisa estão contaminados por agrotóxicos