CMA e CRA discutem regularização de terras na Amazônia Legal



As comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) discutiram, nesta terça-feira (28), por quase cinco horas, a Medida Provisória (MP) 458/09, que trata da regularização das ocupações em terras da União na Amazônia Legal.

VEJA MAIS

A proposta está em análise da Câmara dos Deputados e depois será encaminhada para exame dos senadores. A iniciativa para o debate foi do senador João Pedro (PT-AM).

Os participantes da audiência pública discordaram sobre a urgência e relevância da MP e levantaram dúvidas sobre se este é o instrumento adeuado para tratar do assunto. O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Lázaro Dobri, pediu que a MP 458/09 seja revogada e que o governo elabore um projeto de lei com base em discussão do tema com a sociedade e o Parlamento.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakheche, disse que a MP é parte de um conjunto de medidas do governo que visam estruturar um novo modelo de produção agrícola para aquela região. Ele garantiu que a proposta leva em conta os princípios fundamentais da preservação ambiental.

Participaram também do debate os representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Carlos Mário Guedes; do Greenpeace, Sérgio Leitão; do Instituto do Meio Ambiente e do Homem da Amazônia (Imazon), Paulo Barreto; e da confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Anaximandro de Almeida.

Iara Farias Borges / Agência Senado



28/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA discute regularização fundiária na Amazônia Legal

Simplificação de processos facilita regularização fundiária na Amazônia Legal

Augusto Botelho comemora regularização fundiária da Amazônia Legal

Ministros assinam portaria que vai agilizar regularização fundiária na Amazônia Legal

Senadores defendem a regularização de terras na Amazônia

Mozarildo volta a defender regularização das terras na Amazônia