CMN estende prazo para que arrozeiros contratem linha de financiamento



Produtores de arroz de todo o País terão um prazo maior para aderir às linhas de financiamento do Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa). O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a reabertura do prazo nesta quinta-feira (28).

O prazo foi encerrado no dia 31 de março e será reaberto até 30 de setembro desse ano. Muitos produtores não conseguiram acessar a linha de financiamento devido aos atrasos na liberação das licenças ambientais, o que ocorreu há apenas poucos dias.

“É mais um prazo para eles fazerem os investimentos necessários para recompor as lavouras”, explicou o secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Guimarães.

O programa é uma linha especial de financiamento para atender os agricultores afetados pelas consequências climáticas entre 1º de novembro de 2009 e 31 de março de 2010. O objetivo é propiciar a recuperação da capacidade produtiva da área e a implantação da safra seguinte.

O conselho também decidiu pela prorrogação de até 100% do saldo devedor das operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) de arroz da safra 2009/2010. “Isso vai dar um fôlego para os produtores que estão com o preço muito baixo e a ideia é dar uma condição melhor para eles pagarem os empréstimos”, afirmou Guimarães.

A medida vai beneficiar os produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que ainda enfrentam dificuldades para liquidação dos empréstimos. Pela Resolução nº 3.952, de 2011, a prorrogação dos prazos de vencimento estava limitada a até 80% do saldo devedor.

O EGF é uma linha de crédito utilizada para financiar a estocagem de produtos agrícolas abrangidos pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para venda futura em melhores condições de mercado. A medida, somada aos leilões de apoio à comercialização realizados pelo Governo, deve estimular a recuperação dos valores recebidos pelos produtores.

Já o programa Produsa é uma opção de crédito destinada a financiar a recuperação de estruturas e despesas para formação das lavouras dos produtores atingidos pelas enxurradas e alagamentos causados pelo fenômeno El Niño em 2009 e 2010.


Fonte:
Ministério da Agricultura



28/04/2011 21:33


Artigos Relacionados


CMN estende até 2013 o prazo de financiamento para atividades de inovação

CAE prorroga prazo para que estados e municípios regularizem situação e contratem operação de crédito

Mapa estende prazo para pulverização até julho de 2014

Terra Forte estende prazo para recebimento de propostas

São Paulo estende prazo para pagamento do ICMS de dezembro

São Paulo estende prazo para pagamento do ICMS de dezembro