CMO convida Gabrielli para falar sobre relatório que aponta irregularidades em refinaria da Petrobras
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, foi convidado a falar aos deputados e senadores sobre o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou irregularidades nas obras da refinaria Abreu e Lima, em construção no estado de Pernambuco. O convite foi aprovado nesta quarta-feira (22) pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Parlamentares da base do governo tentaram evitar a aprovação do requerimento, apresentado pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), entre outras coisas porque ele afirmava no documento que fora identificado pelo TCU "superfaturamento" nas obras da refinaria da Petrobras.Cláudio Cajado concordou em suprimir a afirmação sobre o "superfaturamento" e, com isso, o requerimento foi aprovado, inclusive com votos da base governista.
Na mesma reunião da CMO, foi aprovado requerimento do deputado Eduardo Valverde (PT-RO) que convida o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e representantes do Ministério da Fazenda para falarem, em audiência pública, sobre a "sustentabilidade dos títulos da dívida pública e da caderneta de poupança" em um momento de crise financeira.
Valverde ponderou que o governo deve discutir publicamente a ideia de reduzir a remuneração da caderneta por causa da queda dos juros. O presidente da CMO, senador Almeida Lima (PMDB-SE), entrará em contato com o governo para marcar a audiência pública e quem comparecerá ao Congresso representando o Ministério da Fazenda.
A CMO aprovou ainda nesta quarta-feira (22) um pedido do presidente da República para que seja aberto um crédito e R$ 310,5 milhões no orçamento de investimentos em favor das empresas do grupo Eletrobrás. Houve cancelamento de idêntico valor nos orçamentos das mesmas empresas. Com a mudança, o sistema Eletrobrás quer dar prioridade a projetos que vão aumentar a capacidade de geração e de transmissão de eletricidade, especialmente na Região Norte.
22/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMO espera Gabrielli para falar sobre superfaturamento apontado pelo TCU
Presidente da Petrobras responde a denúncia de irregularidades na construção de refinaria
Zimmermann e Gabrielli devem falar aos senadores sobre projetos do pré-sal
Comissão convida TCU, MPU e CGU para falar sobre obras irregulares
CAE CONVIDA CALABI PARA FALAR SOBRE POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO BNDES
Representativa convida secretário para falar sobre desapropriação de terras