Kátia Abreu considera que Censo Agropecuário pode ser prejudicado
Durante audiência pública com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (17), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) disse ter estranhado o fato de o IBGE não ter feito uma parceria com as principais entidades rurais brasileiras para a realização do Censo Agropecuário, iniciado esta semana. Para a senadora, a ausência da parceria poderá prejudicar a pesquisa.
A parlamentar também quis saber do IBGE qual a segurança jurídica que os proprietários agrícolas terão ao responder ao questionário formulado pelo instituto, já que teme que, no futuro, as informações passam ser usadas contra eles próprios. Na reunião que teve como objetivo discutir a realização do Censo Agropecuário de 2007, Kátia Abreu condenou ainda a ausência, no questionário, de perguntas detalhadas sobre a educação e a saúde no campo.
Em resposta, Eduardo Pereira negou que o IBGE não tenha consultado entidadesligadas ao setor agrícola para a aplicação do questionário. Ele informou que até a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foi consultada. Kátia Abreu, eleita vice-presidente da confederação, negou o recebimento de convite para manifestar-se sobre o assunto.
O presidente do IBGE garantiu ainda que as respostas dadas pelos produtores rurais terão o sigilo assegurado e informou que as perguntas contidas no questionário não versam sobre dados pessoais dos entrevistados. Além disso, o instituto, observou Eduardo Pereira, não está autorizado a publicar informações de caráter pessoal, mas apenas dados estatísticos.
Com relação à ausência de perguntas mais abrangentes sobre educação e saúde no campo, o presidente do IBGE informou que as pesquisas nesses dois setores são feitas por amostra domiciliar realizada todos os anos.
O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) disse que a pesquisa colocada em prática pelo IBGE servirá para que o país tenha um novo mapa do interior brasileiro.17/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CNA considera oportuno Censo Agropecuário do IBGE
Kátia Abreu: CPI do MST já pode ser instalada
Relatório de Kátia Abreu para o Estatuto do Produtor Rural pode ser votado nesta terça
CCJ CONSIDERA PREJUDICADO PROJETO QUE LIMITA GASTOS COM PESSOAL
Audiências debaterão censo agropecuário e etanol
CAE considera prejudicado projeto que elimina cumulatividade do PIS/Pasep e da Cofins