Codevasf apoia pesquisa genética com espécies nativas do São Francisco



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), foi incluída no projeto de pesquisa desenvolvido pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo é a avaliar a diversidade genética de cinco espécies de peixes nativos da bacia do Rio São Francisco.

O trabalho teve início em setembro do ano passado e prevê o desenvolvimento de marcadores genéticos de microssatélite para as espécies: surubim, piau, dourado, matrinxã e curimatã. O objetivo é avaliar também a diversidade genética de populações selvagens dessas espécies em tributários importantes do São Francisco, sendo dois do alto São Francisco (Paraopeba e Abaeté), três no médio (Carinhanha, Correntes e Grande), um no submédio (Moxotó) e um no baixo (Ipanema).

O trabalho da Codevasf teve início no período das coletas biológicas (devidamente autorizada pelo órgão ambiental), que é uma das fases mais delicadas do projeto, pois, além de outros fatores, as amostras devem ser colhidas durante os meses da piracema (período de reprodução das espécies).

Segundo a coordenadora do projeto, Raquel Coimbra, da UFRPE, a colaboração da companhia tem sido inestimável. “Temos contado sempre com o apoio do corpo técnico da Codevasf, que conhece bem as peculiaridades da pesca local”, afirma.

 

Fonte:
Codevasf



10/01/2012 20:24


Artigos Relacionados


Codevasf estuda espécies de peixes do São Francisco

Espécies nativas têm potencial de aproveitamento em biorrefinarias

Cultivo de espécies nativas poderá ganhar isenção do ITR

Projeto São Francisco apoia pesquisa da flora na Caatinga

Codevasf é nova operadora do projeto de integração do São Francisco

Presidente da Codevasf fala sobre projetos para o rio São Francisco