Código de Defesa do Consumidor foi revolução para o Brasil, diz Nabor



A criação há dez anos do Código de Defesa do Consumidor, disse nesta segunda-feira (dia 19) em Plenário o senador Nabor Junior (PMDB-AC), representou uma autêntica revolução nos costumes e nas relações de comércio e prestações de serviço no Brasil. Ele destacou que o país criou nesse período uma rede de proteção à cidadania, com a presença de 27 Procons estaduais e atuação em cerca de 600 municipais.

- Defender os direitos do consumidor é, na realidade, lutar pelas mais elementares regras de cidadania, pela autêntica democracia - afirmou Nabor Junior. O senador, que participou de uma mesa redonda na TV Senado sobre os 10 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor, elogiou a pretensão do governo de criar uma agência nacional reguladora dos direitos dos consumidores, a ser vinculada ao Ministério da Justiça.

De acordo com Nabor, um anteprojeto nesse sentido está sob exame da Casa Civil da Presidência da República. O senador destacou a urgência em estender os organismos institucionais e privados devotados à proteção do consumidor a todos os municípios brasileiros. Segundo ele, ainda há 5.500 municípios sem acesso a esse serviço.

Nabor Júnior acredita que todas as conquistas do consumidor podem ser englobadas na palavra cidadania. Para o senador, as mudanças atingiram desde as operações do varejo até os grandes negócios. "O Código passou a ser uma referência concreta para o consumidor exigir direitos e não se deixar iludir por propaganda enganosa", afirmou.

Para o senador, os cidadãos sempre foram o lado mais frágil nas relações de consumo e de serviços e, com a nova legislação, passaram a exigir respeito. As empresas, por sua vez, assumiram suas responsabilidades e um sintoma disso - citou Nabor - foi a criação dos Serviços de Assistência ao Consumidor.

19/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumidor: Código de Defesa do Consumidor completa dez anos de vigência

CMA aprova proposta para reforçar o Código de Defesa do Consumidor

Presidente da CMA garante prioridade para atualização do Código de Defesa do Consumidor

Sarney recebe propostas de juristas para atualização do Código de Defesa do Consumidor

Sarney instalará comissão de juristas para atualizar Código de Defesa do Consumidor

Comissão especial coletará ideias para reformar o Código de Defesa do Consumidor