Coletânea Ogum’s Toques Negros será lançada em Salvador (BA)



Será lançada, no próximo 21 de março, pela Editora Ogum’s Toques Negros com o apoio da Fundação Cultural Palmares – MinC, a coletânea poética Ogum’s Toques Negros. A publicação é resultado de um projeto homônimo, voltado à valorização de escritores e escritoras negras brasileiras. O lançamento acontecerá a partir das 18h30 no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia em Salvador.

Com obras de 19 autores, a coletânea remete a ancestralidade a partir do ponto de vista religioso e político. De acordo com o organizador da obra, Alex Ratts, uma grande parte dos poemas consiste numa escrita de si, mas não necessariamente autobiográfica. “Trata-se de um eu que foi considerado o outro, o invisível”, diz, esclarecendo que é um modo de apresentar o que está à margem. “Uma linha tênue entre o indivíduo e o coletivo”, completou.

Um exemplo é o poema Quilombo in verso onde, com leveza, o ativista político e cultural Alex Simões resume a crueldade de uma situação contemporânea: o conflito entre os quilombolas do Rio dos Macacos e a Marinha do Brasil no litoral baiano. Em outros poemas é possível compreender ainda, a sinergia entre religiosos de matriz africana e seus orixás. É o caso de Cavalgo nos raios de Iansã, da escritora Miriam Alves.

A editora 

A coletânea também será lançada em sete estados brasileiros: Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. A previsão é de que os lançamentos aconteçam até o mês de junho. De acordo com Guellwaar Adún, escritor e diretor da Editora Ogum’s Toques Negros, o livro deve ser considerado um cartão de visitas da capacidade literária dos escritores que participam do coletivo. “Uma oportunidade que abrirá portas a negociações e a outras formas de divulgação da cultura negra brasileira”, disse.

A expectativa é que a coletânea cumpra o papel de consolidar esta que já pode ser considerada a primeira editora negra de Salvador. Para o futuro, já existe o compromisso de que seja lançada, até o final de junho, a 2ª edição revisada da coletânea Ogum’s Toques Negros, além da publicação de outros dez livros com diferentes gêneros literários. Entre eles, romances, culinária, cânticos negros, filosofia e obras voltadas ao público infantil.

Ogum’s Toques Negros 

Coletivo de escritores negros, o Ogum’s Toques Negros foi criado em 2012 com o objetivo de promover a cultura negra. Inicialmente, tratava-se de uma página virtual de Guellwaar Adún, que ao escrever o que nomeou de nano contos, atraiu a atenção de um público apaixonado por poesias além de outros literários.

Adún refletiu sobre o amplo espaço proporcionado pela internet e abriu a página aos amigos e interessados. “Me perguntei até onde seria vaidade ter tanto espaço disponível e publicar apenas textos meus”, disse. Hoje, a iniciativa aposta na divulgação da literatura negra a partir das mídias sociais e repercute não apenas em espaços virtuais, mas também em encontros presenciais com lançamentos de livros e rodas de conversas entre os que acreditaram na proposta.

Fonte: 
Fundação Cultural Palmares



13/03/2014 17:08


Artigos Relacionados


Coletânea sobre Fome Zero é lançada no Itamaraty

Campinas versa história com toques culturais

Plataforma Sucupira será lançada no dia 27 de março

Campanha do Ano Internacional dos Afrodescendentes será lançada na 2ª

Frente parlamentar da Cultura será lançada

Campanha sobre os direitos das mulheres será lançada no RJ