Comandante dos Bombeiros destaca trabalho social da corporação



O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Sérgio Fernando Pedroso Aboud, ao agradecer em Plenário a homenagem do Senado aos 152 anos de criação da corporação, destacou o trabalho social desenvolvido pelos bombeiros, com o atendimento a três mil crianças carentes, de 7 a 14 anos, e a quatro mil idosos.

As crianças, durante o turno em que não estão na escola, recebem aulas de reforço escolar, treinamento esportivo, educação antidrogas. Segundo informações do coronel, os menores também aprendem técnicas de prevenção de acidentes e noções de saúde e higiene.

Para os idosos, são oferecidos cursos de valorização da vida, procedimentos para a manutenção da saúde e técnicas de preparação física. Aulas sobre prevenção de acidentes e alfabetização também são oferecidas para o segmento da chamada terceira idade.

Além dos serviços de extinção de incêndio e fiscalização do cumprimento das normas de prevenção de incêndio, os bombeiros têm um serviço de paramédicos com 800 profissionais que atendem desde doentes mentais que precisam de internação até vítimas de acidentes.

O coronel Aboud disse ainda que os bombeiros registram no seu dia-a-dia histórias alegres e tristes. As alegrias ocorrem quando, depois de uma chamada de emergência, eles voltam às suas casas ou aos quartéis sem baixas.

- Às vezes, ouvimos a sirene, saímos para o trabalho e, por fatalidade, tombamos no cumprimento do dever, mas, como diz a Bíblia, 'prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão' - declarou o coronel.

Salários

Ao falar em nome do senador Gim Argello (PTB-DF), o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador do Distrito Federal, Roberto Arruda, pela edição da Medida Provisória 426/08, já aprovada na Câmara dos Deputados, que concede aumento salarial e a gratificação por risco de vida aos bombeiros e aos integrantes da Polícia Militar do DF. A MP ainda será submetida ao Senado.

- Acredito que a MP 426 foi o melhor presente que o presidente Lula e o governador Arruda deram aos bombeiros e à Polícia Militar - declarou Laerte Bessa.



26/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uniformização de regras vai aprimorar o trabalho dos bombeiros, diz comandante

Bombeiros de São Paulo: conheça as técnicas de salvamento da corporação

Veja a galeria de imagens do Corpo de Bombeiros, uma homenagem aos 133 anos da corporação

Suplicy destaca trabalho social feito em comunidade de São Paulo

Presidente do TST destaca papel da Justiça do Trabalho na preservação da paz social

Zambiasi destaca trabalho militar de integração nacional e de ajuda social