Combate à pobreza será prioridade entre os países do Brics na Rio+20



O combate à pobreza será uma das grandes prioridades da cooperação entre os países que integram o Brics (grupo de países emergentes formado pelo Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul), a ser levada à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho.

Conheça o Program Brasil Sem Miséria.

 

Segundo Adriana Abdenur, coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisa Brics, debater conjuntamente o desenvolvimento econômico, o social e também o ambiental é o que interessa diretamente os países em desenvolvimento. “Do contrário, teremos na Rio+20 apenas uma agenda de interesses dos países mais ricos, onde predominará o tema da sustentabilidade”, disse.

Na avaliação dela, é possível que os países em desenvolvimento aproveitem o encontro para anunciar a criação de um fundo ou instituição nos moldes do Banco Mundial (Bird) ou do Fundo Monetário Internacional (FMI) para atender especificamente aos países subdesenvolvidos.

Adriana admitiu que “há riscos de que a Rio+20 se torne um festival”, em vez de uma conferência internacional com resultados concretos. “Há muita coisa acontecendo no plano da retórica, mas eu ainda não vejo propostas muito sólidas e realistas sobre novos mecanismos para a governança e a sustentabilidade”, observa.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

02/05/2012 13:03


Artigos Relacionados


Relatório mostra que países do Brics avançam mais no combate à pobreza

Brasil emite menor quantidade de gás carbônico entre os países do Brics

Ministros do Brics dizem que luta contra doenças crônicas deve ser feita junto ao combate à pobreza

SUPLICY QUESTIONA PRIORIDADE DO GOVERNO NO COMBATE À POBREZA

Países replicam modelo de combate à pobreza e à fome

Combate ao preconceito será prioridade no mandato de Lídice da Mata