Começa audiência pública sobre greve no serviço público



Começou há pouco a audiência pública da Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição com representantes de centrais sindicais. O encontro é uma nova tentativa de acordo para o projeto que regulamentará greves no serviço público e, segundo explicou o relator da proposta sobre o tema, senador Romero Jucá (PMDB-RR), atende solicitação das entidades sindicais para que exponham publicamente seu posicionamento e todos tenham direito de usar a palavra.

VEJA MAIS

A primeira entidade a se manifestar foi a Central Única dos Trabalhadores (CUT). De acordo com a representante da entidade na audiência, Maria das Graças Costa, é preciso prever negociações para acordos coletivos que evitem as greves, mas caso elas sejam deflagradas, que haja a permissão para uma parcela maior dos servidores pararem. Atualmente, a proposta relatada porJucá prevê que até 40% dos servidores deixem de trabalhar para forçar uma negociação.

Neste momento, o representante da Força Sindical, Rubens Romão, está sendo ouvido. Assim como a CUT, ele critica o projeto analisado pela comissão. Cada entidade convidada tem 10 minutos para expor seu ponto de vista.

Também foram convidados João Paulo Ribeiro, representante da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Lineu Neves Mazano, representante da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Flávio Werneck Meneguelli, representante da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Flauzino Antunes Neto, representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Wagner Jose de Souza, representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Wagner Arcangeli, representante da CSP-Conlutas.

A audiência acontece na sala 2 da Ala senador Alexandre Costa e pode ser acompanhada pela TV Senado na internet.

Mais informações a seguir



20/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estado começa a aplicar código sobre qualidade do serviço público

Começa audiência sobre controle público na CMA

Regulamentação do direito de greve no serviço público está em debate na CDH

Greve no serviço público é ação radical, avalia Toffoli

Projeto de regulamentação da greve no serviço público aguarda relatório na CCJ

Aloysio Nunes cobra regulamentação do exercício de greve no serviço público