Estado começa a aplicar código sobre qualidade do serviço público
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), recebeu, no final da tarde de ontem, do secretário da Coordenação e Planejamento, Adão Villaverde, o relatório dos trabalhos do Código Estadual de Qualidade dos Serviços Públicos.
O código foi instituído pela Lei 11075,de 1998, de autoria do deputado Alexandre Postal(PMDB). Estes indicadores estabelecem critérios para o período de 2002 e 2005. Foram avaliados os serviços públicos nas áreas da segurança , saúde, educação e meio ambiente. O levantamento dos indicadores serve de base para a posterior implementação do Certificado de Qualidade, a semelhança do ISO 9002 já existente em diversas áreas da iniciativa privada.
A implantação do código servirá para retratar o desempenho dos organismos que cuidam dessas áreas no serviços públicos. Villaverde entende que, mais que um procedimento legal, o relatório possui um sentido estratégico para aferir a qualidade dos serviços públicos.
O deputado Alexandre Postal ressaltou o pioneirismo do projeto, e revelou que o Rio Grande do Sul é o primeiro estado do país que terá embasamento técnico e científico na análise de desempenho destas áreas públicas.
O presidente Zambiasi disse que os dados constantes do relatório servirão de subsídio para um melhor entendimento destes setores e, além disso, auxiliar a Assembléia Legislativa na implantação do sistema ISO 9002.
02/20/2002
Artigos Relacionados
Começa audiência pública sobre greve no serviço público
Alvaro Dias: "A qualidade do serviço público vai desabar"
Fórum debate qualidade de vida no serviço público
Fórum discute programas de qualidade de vida no serviço público
Rodrigo Rollemberg: PEC aprovada na CCJ pode melhorar qualidade do serviço público
Gestão: Qualidade de vida no serviço público é tema de reunião na Escola Fazendária