Começa em Brasília a Semana Nacional do Desenvolvimento Regional



Semana terá séries de eventos, como conferências e exposição de produtos 

 

Começa nesta segunda-feira (18) a Semana de Desenvolvimento Regional, que reunirá uma série de eventos, como a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), programada para discutir a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O evento será realizado em Brasília e é promovido pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea).

Paralelamente, acontece o Seminário Internacional Política Regional no Contexto Global - situação e perspectivas, e também, a 3ª Conferência do Desenvolvimento (Code). São aguardados cinco mil participantes até o dia 22, quando encerra a Semana de Desenvolvimento Regional.

A temática do desenvolvimento regional é uma das principais políticas do governo federal e abrange, entre outros setores, saúde, educação, ciência, tecnologia, infraestrutura. De acordo com Sérgio Castro, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, o Brasil avançou muito nos últimos anos, sobretudo com os programas de transferência de renda.

Serão lançados, ainda, o Observatório de Desenvolvimento Regional, um espaço destinado a divulgar e compartilhar indicadores e novidades sobre o tema, e a revista Política e Planejamento Regional que terá periodicidade semestral e será um espaço para debate e reflexão. A primeira edição reúne uma coletânea de 19 artigos de especialistas brasileiros, de todas as regiões, sobre desenvolvimento regional.

Também fazem parte da programação, a entrega da edição de 2012 do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Os nove premiados, nas três categorias, serão agraciados na abertura da I CNDR.

 

Exposição de produtos

A Semana de Desenvolvimento Regional também contará com a exposição de vinhos, mel e pescado produzidos às margens do Rio São Francisco, além de artesanato do sertão nordestino. Todos os projetos são apoiados pelo Ministério da Integração Nacional e recebem incentivos do Programa Rotas de Integração.