Ipea analisa efeito Brasília na economia regional e nacional



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta terça-feira (20), em Brasília (DF), o estudo Brasília: impactos econômicos da capital no Centro-Oeste e no País. O documento analisa o papel de Brasília do ponto de vista econômico, e revela o avanço da participação da economia brasiliense na composição do Produto Interno Bruto (PIB) regional e do PIB do País.

O documento é dividido em duas partes: a primeira analisa a evolução da estrutura domiciliar e a segunda avalia a evolução da estrutura econômica no DF. A publicação mostra também as consequências da criação de Brasília para a região Centro-Oeste. Segundo a pesquisa, o DF funciona hoje como um polo econômico para uma ampla área do interior do Brasil, que ultrapassa as fronteiras da região central.

Os dados recentes também mostram que a participação do DF na produção nacional aumentou consideravelmente e com isso, o Centro-Oeste ultrapassou a média brasileira em termos de renda per capita.

Seminário Brasília 50 anos

Depois do lançamento do estudo, o Instituto promove o seminário Brasília 50 anos, que vai debater aspectos urbanos, como transporte e turismo na capital federal, com participação de especialistas. O evento é coordenado pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea.


O seminário é aberto ao público e discutirá a configuração urbana, o tempo de viagem em veículos de transporte, a incidência de acidentes de trânsito e a importância do turismo para a cidade.

O arquiteto urbanista e pesquisador visitante do Ipea, Sérgio Jatobá, vai apresentar a mesa: Considerações sobre o crescimento urbano em uma metrópole jovem. Estudos realizados pelo arquiteto indicam um grande crescimento urbano da cidade, que, se não for controlado, vai causar consequências para o meio ambiente, sobrecarga das infraestruturas urbanas, agravamento dos problemas sociais e redução progressiva da qualidade de vida.

Já o sociólogo mestre em demografia pela Universidade de Campinas (Unicamp), Rafael Moraes Pereira, apresenta um estudo em que investiga como a configuração urbana do DF afeta o desempenho do seu sistema de transporte.

A engenheira civil Margarida Coelho, especializada em Engenharia de Transporte e Tráfego pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Brasília (UnB), aborda a importância da ocupação do turismo na economia do Distrito Federal. Na palestra, a engenheira apresenta indicadores sobre o impacto do turismo na geração de empregos formais no DF entre 2002 e 2008.

Os pesquisadores Patrícia Morita e Carlos Henrique Carvalho também apresentam o tema Reflexos Econômicos dos Acidentes de Trânsito no DF.

Saiba mais sobre Ipea no Portal Brasil

Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)





14/07/2010 04:42


Artigos Relacionados


Ipea lança estudo sobre efeito do gasto social na economia

Começa em Brasília a Semana Nacional do Desenvolvimento Regional

Brasília sedia fórum sobre economia de baixo carbono na indústria nacional

Suplicy comenta efeito das UPPs na economia de comunidades pacificadas do RJ

LÚCIO ALCÂNTARA ANALISA EFEITO DAS PESQUISAS NAS ELEIÇÕES

Desigualdade regional quase não mudou em 13 anos, diz Ipea