Começa em Plenário discussão do Plano Nacional de Educação
Começou há pouco em Plenário a análise do projeto (PLC 103/2012) que estabelece o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Das 101 alterações propostas pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o governo só concorda com 48.
A matéria promete muita discussão com a apresentação do substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O parlamentar resgatou a maior parte do texto aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na qual foi relator.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também apresentou emenda substitutiva ao projeto, que sugere a federalização da educação e deve pedir votação nominal da matéria.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, designou o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), como relator de Plenário.
Também devem ser votados requerimentos de destaque para votação em separado de três emendas do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) não acatadas na CE. Uma delas trata do investimento em educação pública.
Representantes de associações de pessoas com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), estão acompanhando a sessão com a ajuda de uma intérprete da língua brasileira de sinais (Libras). Eles têm interesse em saber qual será a decisão dos senadores sobre a educação especial e inclusiva.
Mais informações a seguir
11/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
PLENÁRIO APROVA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plenário volta a analisar o Plano Nacional de Educação
Plano Nacional de Educação é aprovado e segue para Plenário
Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro
Começa discussão sobre os 'royalties' no Plenário
Plenário começa discussão final da PEC que acaba com guerra fiscal