Começa reunião com prefeitos para discutir Pacto Federativo



Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reúnem nesta quarta-feira (20) no salão negro do Congresso Nacional, com prefeitos das capitais para discutir o pacto federativo. A expectativa é que os gestores apresentem as questões mais urgentes dos municípios em relação ao assunto. A reunião começou por volta das 11h50.

VEJA MAIS

Em entrevista à Agência Câmara nesta terça-feira (19), o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser, disse que um dos principais itens da pauta a ser apresentada aos parlamentares é a revisão do critério de correção da dívida dos municípios.

De acordo com Coser, os prefeitos querem que o governo utilize a Selic mais 2% ao ano para corrigir os débitos municipais. Atualmente, a correção é feita com a aplicação do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) mais juros de 6%. Proposta do Executivo (Projeto de Lei Complementar 238/13) enviada ao Congresso no início deste ano prevê a troca pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) mais 4%.

Confirmaram presença os prefeitos das seguintes capitais: Vitória, Recife, Teresina, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, Aracaju, São Paulo e Palmas.

Governadores

Na semana passada, Renan e Henrique Alves conversaram com os governadores dos estados e do Distrito Federal sobre o mesmo tema. Na reunião, as principais reivindicações apresentadas foram mudanças na indexação das dívidas, participação na receita das contribuições da União, limite para transferência de encargos a estados e municípios e o fim da cobrança de tributos entre os entes federados.

Para o presidente Renan Calheiros, Senado e Câmara têm agora uma direção para tratar o assunto.

— A reunião foi muito importante. As intervenções dos governadores foram objetivas. Acho que, do ponto de vista da Câmara e do Senado, temos agora um rumo para pautar as prioridades da Federação — disse.

 

Com informações da Agência Câmara



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa reunião com governadores sobre pacto federativo

Para Mozarildo, Senado deve discutir pacto federativo

Heloísa: marcha dos prefeitos propõe novo pacto federativo

Raupp elogia criação de comissão de especialistas para discutir pacto federativo

Senadores elogiam comissão de notáveis para discutir novo pacto federativo

Sarney quer instalar imediatamente comissão para discutir pacto federativo