Heloísa: marcha dos prefeitos propõe novo pacto federativo



A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) afirmou em plenário, nesta quinta-feira (27), que as propostas encabeçadas pela Confederação Nacional dos Municípios vão além do aumento de um ponto percentual na parcela da arrecadação federal que compõe o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - reivindicação que qualificou como irrelevante para as prefeituras. Disse que há propostas "mais qualificadas", que propõem novo modelo de pacto federativo e um novo ordenamento econômico, fiscal, tributário e orçamentário.

- Eles foram competentes e defenderam o que muitos de nós defendemos: o controle de capitais e a democratização das políticas sociais - salientou. A senadora afirmou que a proposta inaugura um novo modelo de política econômica capaz de potencializar um novo modelo tributário. Modelo esse que, avalia a parlamentar, minimizaria "a brutal transferência de renda" do setor produtivo para o capital financeiro.

De acordo com Heloísa, as propostas dos prefeitos vão além, sugerindo mudanças na política de valorização do real, com ajuste da política de incentivo fiscal às exportações, da política externa, entre outras modificações.



27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro apoia marcha dos prefeitos e defende revisão do pacto federativo

Walter Pinheiro propõe debates sobre novo pacto federativo

Hélio Costa propõe novo pacto federativo para ajudar governos estaduais

Iris propõe discussão de um novo pacto federativo para acabar com a guerra fiscal entre os estados

Começa reunião com prefeitos para discutir Pacto Federativo

Renan e Alves discutirão pacto federativo com prefeitos de capitais na quarta