Começam as obras do Parque Olímpico do Rio



O parque vai sediar competições de 14 modalidades olímpicas e nove paralímpicas

 

As obras do Parque Olímpico dos Jogos de 2016 foram iniciadas na última sexta-feira (6) na área do atual Autódromo de Jacarepaguá. No local, já estão o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo da Barra e a Arena Multiuso para os Jogos Pan-Americanos de 2007.

O Parque ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados e vai sediar competições de 14 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.As principais instalações são para judô, basquete, taekwondô, lutas, handebol, levantamento de peso, tênis, basquete e rúgbi em cadeira de rodas, judô e bocha paralímpicos, voleibol sentado e goalball. Haverá, ainda, um parque de desportos aquáticos com parte das instalações temporárias.

As obras de infraestrutura e a manutenção do espaço, durante 15 anos, são de responsabilidade do consórcio Rio Mais, vencedor da licitação – em sistema de Parceria Público-Privada – realizada em março. Três ginásios, o centro de imprensa e um hotel estão no escopo da parceria.

Já a maior parte das instalações esportivas - como estádio de handebol, pista de atletismo, velódromo, complexo de tênis e parque aquático, assim como o Centro Internacional de Transmissão (IBC) - estão sob responsabilidade do município, com financiamento da União.

 

Termo de cooperação

Em maio, o governo federal assinou com a Prefeitura do Rio de Janeiro um termo de cooperação para estabelecer as diretrizes para execução dos projetos e das obras dos equipamentos que compõem o Parque Olímpico dos Jogos de 2016.

Segundo o acordo, cabe ao governo oferecer apoio institucional, técnico e financeiro referente aos custos dos projetos e das obras relacionadas com o Parque Olímpico. À prefeitura cabe o apoio institucional e técnico e o planejamento, licitação, contratação e execução dos projetos e das obras.

O montante de recursos a ser repassado pelo governo federal ainda é estudado pelas equipes do Ministério do Esporte e da prefeitura do Rio.

 


Leia mais:

Governo federal assina termos de cooperação com Rio de Janeiro para obras olímpicas

Rio de Janeiro começa obras da Transolímpica

Para estrangeiros, Brasil está preparado para sediar Copa e Olimpíadas, diz Embratur

Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 



09/07/2012 12:08


Artigos Relacionados


Sabesp: Obras do Parque da Integração começam em agosto

Sabesp: Obras do Parque da Integração começam em agosto

Começam as obras de revitalização do Parque Estadual Chácara Baronesa

Plano urbanístico do Parque Olímpico é apresentado no Rio de Janeiro

Acordo dá início aos trabalhos de criação do Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Escritório de arquitetura inglês será responsável pelo projeto do Parque Olímpico do Rio