Comércio varejista cresce no País
O movimento nas lojas de todo o País cresceu 0,7%, em agosto, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (5) mostra que as vendas estão em recuperação. Em junho, o movimento tinha caído 0,1%, passando para uma pequena alta de 0,2% em julho. No acumulado do ano até agosto, o faturamento foi 9,5% superior ao registrado em igual período de 2010.
O aumento das vendas reflete, principalmente, o bom desempenho na área automobilística com elevação de 5,6%, e a maior procura tanto por carros, motos e autopeças. Cresceram também os negócios nas lojas de material de construção (3%), segmento que lidera as vendas no período de janeiro agosto (alta de 11,8%); e no comércio de tecidos, vestuário, calçados e acessórios ( 2%); de móveis, eletrodomésticos e informática (1%); e de combustíveis e lubrificantes (1,3%).
O único segmento em queda foi o de supermercados, alimentos e bebidas (-1,6%), que, no entanto, registra alta de 5,2% no acumulado do ano até agosto. A pesquisa foi feita com base em consultas a cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais.
Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, esse aquecimento das vendas ocorreu, em boa parte, por causa do Dia dos Pais e do aumento da massa de rendimentos com mais pessoas empregadas. “A robustez do mercado de trabalho, com as taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e com ganhos reais de salários, tem conferido sustentação ao crescimento da atividade varejista nacional, neutralizando, em parte, os efeitos restritivos oriundos dos juros mais elevados e das condições de crédito mais restritivas”, destaca a empresa, em nota.
Para eles, a decisão tomada, na semana passada, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de reduzir de 12,5% para 12% ao ano a taxa básica de juros, a Selic, vai estimular a retomada das vendas.
Fonte:
Agência Brasil
05/09/2011 12:03
Artigos Relacionados
Vendas no comércio varejista crescem 0,2% em outubro
Comércio varejista tem aumento de 0,4% nas vendas em janeiro, diz IBGE
Atividade do comércio varejista tem queda de 0,3% em setembro, mostra Serasa
Segmento varejista emprega 6,5 milhões e lidera comércio em 2009
Fecomércio-SP aponta crescimento no número de empregos do comércio varejista
Dia da Criança: comércio varejista prevê redução na média de valores de compras de presentes