Comissão acompanhará investigações de assassinato de juíza do Rio de Janeiro



A Comissão Temporária para acompanhar as ações da Política Nacional de Segurança Pública aprovou, em reunião nesta quarta-feira (5), a realização de uma diligência para acompanhar as investigações do assassinato da juíza Patricia Acioli, ocorrido em agosto, em Niterói, no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

- A ideia da comissão é saber o que foi feito após esse infeliz acontecimento - disse o senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da comissão temporária.

Taques lamentou que mais uma vez as providências estejam sendo tomadas "depois que a porta foi arrombada". Citou ainda a realização de audiência pública em abril, no Senado, que debateu a segurança de magistrados, promotores e servidores públicos, como os auditores federais que foram assassinados em Unaí (MG), em 2004, caso que até hoje não foi julgado. O senador mencionou ainda o PLS 276/11, elaborado após essa audiência, aprovado e remetido à Câmara em agosto, que prevê o crime de formação de quadrilha ou bando para quem comete crime contra agente público, e defendeu sua rápida conversão em lei.

Loterias

Outros requerimentos também foram aprovados, como o de convite ao vice-presidente de Fundos de Governos e Loterias da Caixa, Fabio Ferreira. O presidente da comissão temporária, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), em reuniões anteriores, propôs discutir a possibilidade de se destinar recursos impositivos no Orçamento da União para a segurança pública, e que recursos arrecadados com os jogos das loterias, como a Mega Sena, sejam destinados à segurança pública.

Também virão à comissão para falar em audiência pública, ainda sem data definida, o do diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra; a diretora da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento; e o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini. Os parlamentares pretendem discutir, entre outros pontos, a violência e o narcotráfico nas fronteiras brasileiras, em especial a de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, como defendeu o vice-presidente da comissão, senador Jayme Campos (DEM-MT).



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão acompanhará investigações sobre acidente em vôo da Gol

CPI da Pedofilia acompanhará investigações no Espírito Santo

Instalada subcomissão que acompanhará investigações da "Operação Pororoca"

Assassinato de juíza gera descrença na punição de acusados pela morte de Alexandre Ivo

Lindbergh Farias cita lições que podem ser tiradas do assassinato da juíza Patrícia Acioli

Polícia Federal vai investigar morte de juíza no Rio de Janeiro