Comissão acompanhará investigações sobre acidente em vôo da Gol



Com a finalidade de acompanhar as investigações do acidente que vitimou 154 passageiros do avião da Gol que caiu na Amazônia, a Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (10), um procedimento de fiscalização destinado a apurar as causas do acidente, bem como toda a responsabilidade sobre ele.

O autor da proposta, senador Aelton Freitas (PL-MG), solicita que a comissão promova uma consolidação de todas as apurações, uma vez que as investigações estão sendo conduzidas cumulativamente por diversos órgãos, entre eles a Polícia Federal, a polícia de Mato Grosso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando da Aeronáutica.

Em sua justificativa, o senador alega que o Senado não pode ficar alheio a um acidente dessa magnitude e propõe que a comissão contribua com medidas para garantir que acidentes como esse sejam, a cada dia, mais difíceis de acontecer. O relator da proposta será o próprio presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PC do B-TO).

Segundo o senador Augusto Botelho (PDT-RR), que sobrevoa a Amazônia com freqüência por ser do estado de Roraima, os sistemas de segurança de vôo do Brasil, Cindacta e Sivam, são muito eficientes e seguros.

- Fui visitar as instalações do sistema e fiquei muito satisfeito com o que vi e ouvi. Posso garantir que o país inteiro está bem atendido pelos sistemas de segurança de vôo. Até mesmo Roraima que, pela distância, poderia ficar de fora, está coberto a contento -- garantiu.

Para o senador Flávio Arns (PT-PR), é preciso investigar se os procedimentos errados do jato Legacy, denunciados pela imprensa, realmente aconteceram ou se as causas do acidentes foram outras.

- É preciso apurar com isenção - enfatizou.

Segundo o senador César Borges (PFL-BA), é preciso investigar, também, se a Anac está funcionando bem, mesmo com os poucos recursos que, de acordo com ele, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem destinado às agências reguladoras.



10/10/2006

Agência Senado


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