Comissão analisa critérios para avaliação de livros didáticos



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove na quarta-feira (16) audiência pública para avaliar os critérios utilizados pelo Ministério da Educação na escolha das obras que serão incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A iniciativa do debate é da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que cobra mais transparência no processo de escolha das obras.

Para a senadora, é um direito do cidadão conhecer o nome do profissional que avaliou cada livro didático e entender porque determinado livro foi aprovado ou reprovado. Isso porque existiriam livros reprovados pelo Ministério da Educação para uso nas escolas públicas que fazem parte da bibliografia das escolas privadas, o que seria uma contradição. Além disso, o custo de avaliação dos livros pelo ministério estaria acima dos valores praticados pelo mercado.

Do debate na CE participarão o presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos, José de Nicola Neto; o vice-presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Antonio Luiz Rios da Silva; o professor e autor de livros didáticos, Francisco Azevedo de Arruda Sampaio, e a diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Mônica Gardelli Franco.

A audiência pública terá início às 10h, na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

 



11/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livros didáticos podem ter comissão de avaliação

Escolha de livros didáticos precisa de avaliação, dizem autores

Congresso poderá instituir grupo de avaliação de livros didáticos

Comissão debate livros didáticos

Comissão avaliará qualidade dos livros didáticos

REUTILIZAÇÃO E GRATUIDADE DE LIVROS DIDÁTICOS SÃO TEMAS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO