Congresso poderá instituir grupo de avaliação de livros didáticos



O Congresso Nacional poderá criar Grupo de Trabalho Permanente de Avaliação dos Livros Didáticos para analisar o conteúdo do material colocado à disposição dos estudantes da rede pública de ensino. Projeto de resolução com essa finalidade será apresentado pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES).

O grupo avaliará os livros didáticos adotados pela rede pública de ensino nos níveis fundamental e médio, com o objetivo de verificar a adequação do conteúdo de tais livros aos conteúdos curriculares mínimos.

Na justificação do projeto, o senador argumenta que a proposta tem a finalidade de criar no âmbito do Congresso estrutura que permita ao Legislativo executar com maior efetividade a atribuição de fiscalizar os atos do Poder Executivo no que se refere à educação. Ele acrescenta que a área educacional é um fator essencial para trazer melhoria e justiça ao país e que o Legislativo não pode deixar de dar a sua contribuição na análise da adequação dos livros didáticos utilizados pelos estudantes brasileiros.

- Na Itália, se alguém assobiar o hino fascista, vai para a cadeia. Na Alemanha, se alguém disser "Heil, Hitler", fica três anos preso. Na China, o comunismo de Mao passou e acabou. Na Rússia, se ensina o comunismo como fato histórico, apenas. E no Brasil há escolas que ensinam o comunismo - disse o senador, ao anunciar a apresentação do projeto, em entrevista à Agência Senado.

O grupo de trabalho será composto por sete membros, indicados pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Tais membros não precisam, necessariamente, ser parlamentares, disse o senador. O projeto estabelece que as conclusões do grupo de trabalho sejam encaminhadas anualmente ao Ministério da Educação como apoio e colaboração aos trabalhos da pasta.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livros didáticos podem ter comissão de avaliação

Escolha de livros didáticos precisa de avaliação, dizem autores

Comissão analisa critérios para avaliação de livros didáticos

Comissão debate livros didáticos

Comissão avaliará qualidade dos livros didáticos

CE VOTA REAPROVEITAMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS NA QUARTA