Comissão analisa relatório parcial sobre questão fundiária na quarta



A Comissão Temporária Externa de Questões Fundiárias realiza reunião na quarta-feira (2), a partir das 17h, para discutir relatório parcial elaborado sobre o estado do Mato Grosso Sul. A comissão promoveu doze audiências públicas para discutir a questão, sendo que três delas ocorreram nos estados de Roraima, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rondônia, nos quais registrou inúmeras denúncias de irregularidades fundiárias.

Em Roraima foram debatidas soluções para a demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, foco de conflitos recorrentes. A criação da área indígena gera polêmica e o maior ponto de discórdia é se a reserva será demarcada de modo contínuo ou não.

Outro conflito que polarizou a atenção da comissão resultou no massacre de 34 garimpeiros pelos índios Cinta-Larga na reserva Roosevelt, em Rondônia, em uma disputa por minas de diamante. Nas audiências públicas sobre o tema, foram ouvidos o governador do estado, Ivo Cassol, Walter Bloss, coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), garimpeiros, índios e autoridades envolvidas no assunto.

A comissão foi criada em 27 de janeiro deste ano por meio de requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR). Ele justificou sua proposta argumentando que o Poder Executivo monopoliza as decisões sobre os conflitos entre índios e agricultores.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do São Francisco analisa nesta quarta-feira relatório parcial

Subcomissão da Amazônia e Faixa de Fronteira vota relatório sobre questão indígena e fundiária

Comissão entrega relatório parcial sobre atos secretos

Comissão aprova relatório parcial sobre demarcação de terras indígenas

Comissão da questão fundiária faz reunião administrativa

Renato Casagrande apresenta relatório parcial da Comissão sobre Mudanças Climáticas